Mulheres da Zona Oeste podem fazer preventivo em domicílio

Ação pretende viabilizar o acesso das mulheres impossibilitadas de irem à Clínica da Família Arthur Bispo do Rosário ao exame. Na última ação, realizada no dia 6/10, foram coletados 15 preventivos em domicílio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Clínica da Família Bispo do Rosário / Prefeitura do Rio

Nesta sexta-feira (20), equipes da Clínica da Família Arthur Bispo do Rosário estarão em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, para realizar uma busca ativa por mulheres interessadas em fazer a coleta para o exame preventivo em domicílio. A ação, que acontece das 9h às 17h, pretende viabilizar o acesso das mulheres impossibilitadas de irem à Bispo do Rosário ou demais unidades de Atenção Primária do município. A atividade integra as ações da campanha do Outubro Rosa.

“A nossa unidade realiza cerca de 150 exames de preventivo ao mês. É um acesso de livre demanda, mas algumas mulheres não conseguem vir até a unidade para colocar o exame em dia, devido a questões do dia a dia. Então, aproveitamos a campanha do Outubro Rosa e vamos atrás com essa estratégia para levar saúde até a casa dessas mulheres”, disse Luana Christina, gerente da unidade e idealizadora da campanha.

Segundo os profissionais de saúde, a ativação tem registrado uma boa adesão por parte das mulheres, que são alcançadas pelos agentes comunitários através de mensagens repassadas em megafones. Na última ação, realizada no dia 6/10, foram coletados 15 preventivos em domicílio. No dia 27 de outubro, acontecerá outra campanha de coleta domiciliar. No dia 21, será o Dia D da ação na unidade.

O Ministério da Saúde recomenda que mulheres, com idades entre 25 e 64 anos e vida sexual ativa, realizem o preventivo consecutivo nos dois primeiros exames. Em caso de resultados normais, a coleta deve ser feita a cada três anos. O objetivo do exame é diagnosticar preventivamente o câncer do colo do útero e suas lesões precursoras.

Informações: O DIA

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mulheres da Zona Oeste podem fazer preventivo em domicílio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui