Mulheres da Zona Oeste podem fazer preventivo em domicílio

Ação pretende viabilizar o acesso das mulheres impossibilitadas de irem à Clínica da Família Arthur Bispo do Rosário ao exame. Na última ação, realizada no dia 6/10, foram coletados 15 preventivos em domicílio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Clínica da Família Bispo do Rosário / Prefeitura do Rio

Nesta sexta-feira (20), equipes da Clínica da Família Arthur Bispo do Rosário estarão em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, para realizar uma busca ativa por mulheres interessadas em fazer a coleta para o exame preventivo em domicílio. A ação, que acontece das 9h às 17h, pretende viabilizar o acesso das mulheres impossibilitadas de irem à Bispo do Rosário ou demais unidades de Atenção Primária do município. A atividade integra as ações da campanha do Outubro Rosa.

“A nossa unidade realiza cerca de 150 exames de preventivo ao mês. É um acesso de livre demanda, mas algumas mulheres não conseguem vir até a unidade para colocar o exame em dia, devido a questões do dia a dia. Então, aproveitamos a campanha do Outubro Rosa e vamos atrás com essa estratégia para levar saúde até a casa dessas mulheres”, disse Luana Christina, gerente da unidade e idealizadora da campanha.

Segundo os profissionais de saúde, a ativação tem registrado uma boa adesão por parte das mulheres, que são alcançadas pelos agentes comunitários através de mensagens repassadas em megafones. Na última ação, realizada no dia 6/10, foram coletados 15 preventivos em domicílio. No dia 27 de outubro, acontecerá outra campanha de coleta domiciliar. No dia 21, será o Dia D da ação na unidade.

O Ministério da Saúde recomenda que mulheres, com idades entre 25 e 64 anos e vida sexual ativa, realizem o preventivo consecutivo nos dois primeiros exames. Em caso de resultados normais, a coleta deve ser feita a cada três anos. O objetivo do exame é diagnosticar preventivamente o câncer do colo do útero e suas lesões precursoras.

Advertisement

Informações: O DIA

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mulheres da Zona Oeste podem fazer preventivo em domicílio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui