O Museu Antônio Parreiras, em Niterói, reabre suas portas ao público nesta sexta-feira (17/01), após passar por um processo de restauração conduzido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A cerimônia de reinauguração está marcada para às 12h.
As obras de restauro contemplaram a recuperação da casa principal, incluindo as esquadrias, o piso de madeira e os elementos artísticos da fachada, preservando a arquitetura original do edifício. Além disso, foram implementadas soluções de acessibilidade, como rampas e corrimãos, garantindo um espaço mais inclusivo para todos os visitantes.
A reabertura do museu será celebrada com a exposição “Antônio Parreiras Memórias & Histórias”, que reúne uma seleção de desenhos e pinturas do acervo do artista, com curadoria de Dora Silveira. A mostra estará aberta ao público gratuitamente de quarta-feira a domingo, das 12h às 17h, até o dia 13 de abril.
Inaugurado em 1942, o Museu Antônio Parreiras foi o primeiro museu de arte do estado do Rio de Janeiro e o primeiro dedicado à memória de um único artista. Tombado pelo Iphan em 1967, o museu abriga obras, documentos, livros e objetos de Antônio Parreiras, além de coleções de arte brasileira do século XIX e início do século XX, e arte estrangeira dos séculos XVII ao XIX.
Serviço:
- Evento: Reabertura do Museu Antônio Parreiras e exposição “Antônio Parreiras Memórias & Histórias”
- Data: 17 de janeiro de 2025
- Horário: 12h
- Visitação: De quarta a domingo, das 12h às 17h (entrada gratuita)
- Endereço: Rua Tiradentes, 47 – Ingá, Niterói (RJ)