Museu Ciência e Vida, de Duque de Caxias, oferece programação especial, em março

As atrações vão até o final de março e têm como destaque o projeto Tecendo Estrelas, que apresenta a peça "Folias & Fins", no dia 18, às 14h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fachada do Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense Divulgação

A Prefeitura de Duque de Caxias, por meio Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, preparou uma programação especial para os frequentadores do Museu Ciência e Vida. As atrações vão até o final de março e têm como destaque a volta do projeto Tecendo Estrelas, cuja peça teatral “Folias & Fins” terá apresentação, no dia 18, às 14h.

João Carrilho, presidente da Fundação Cecierj, que administra o museu, ressaltou o papel de centralidade do equipamento na vida educacional e cultural dos moradores da Baixada Fluminense, especialmente das crianças.

“O Museu Ciência e Vida é um dos mais importantes equipamentos públicos da Baixada Fluminense. Essas atividades, voltadas para crianças de todas as idades, são ótimas para unir diversão e conhecimento. Queremos ver o museu cheio todos os dias, porque esse é um espaço da população fluminense, que alia tecnologia, ciência e educação,” disse Carrilho.

De acordo com a prefeitura, parte da programação oferecida é destinada a grupos escolares. Ao público mais amplo serão disponibilizadas oficinas cujas atividades acontecem nos dias 21, 22, 23, 28, 29 e 30 – às terça, quartas e quintas-feiras – sempre às 9h e 13h30. O Planetário, por sua vez, terá sessões nos mesmos dias, nos seguintes horários: 10h45 e 15h15. Para o público espontâneo, o Planetário terá sessões nos dias 24 e 31, às 12h30.

Advertisement

Tecendo Estrelas

Criado e coordenado pela astrônoma do museu, Carolina de Assis, o projeto tem como objetivo a produção de atividades teatralizadas com foco em assuntos relacionados à astronomia. Desde 2015, a iniciativa tem se expandido para agrupar diferentes metodologias de apresentação, através das quais, já foram realizadas sete montagens teatrais.

“Retornar com o Tecendo Estrelas é uma grande realização. Acredito no potencial desta iniciativa em apresentar a astronomia e outras ciências ao público de forma leve e divertida. Nosso histórico confirma isso. Não é fácil conseguir, em uma única atividade, centenas de pessoas em um museu de ciências. Não existem muitos espaços museais e culturais na Baixada Fluminense e, neste projeto, trazemos uma mistura dos dois,” afirmou a astrônoma.

Os telefones para o agendamento de grupos escolares são: 2334-1567 ou 2334-1574.

O Museu Ciência e Vida fica na Rua Ailton da Costa, s/nº, no bairro Jardim 25 de Agosto.

Programação completa:

Dia 18 de março

– Espetáculo Folias & Fins com senha sendo distribuída a partir das 13h por ordem de chegada. O público-alvo dessa atividade são crianças entre 6 e 12 anos, e a lotação é de 180 pessoas por apresentação.

Dias 21, 22 e 23

– Oficinas e sessões do Planetário

‘Conhecendo nossos ossos’: que tal olhar de um jeito diferente para nós mesmos? A oficina vai explorar a percepção, criatividade e movimento das crianças para que, por meio de uma brincadeira, possam aprender mais sobre seus ossos, órgãos, movimentos e suas funções.

‘As aventuras de Roboto, o boto robô’: existe diferença entre boto e golfinho? Onde podemos encontrá-los? Nesta atividade vamos trabalhar a educação ambiental aplicada na conservação de animais marinhos, por meio da elaboração de um jogo usando o Scratch Jr.

‘Brincando com as palavras e seus significados’: você já se perguntou como são construídos os significados das palavras? E por que é importante termos significados para cada uma? Nesta oficina iremos discutir esse vasto tema, que é a linguagem e a comunicação.

Dia 24

– Sessão do Planetário (público espontâneo), às 12h30;

– Live ‘De Frente com Cientistas’, às 19h, com transmissão pelo canal do YouTube do Museu Ciência e Vida. A primeira convidada deste ano é a reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Pires de Carvalho.

Dias 28, 29 e 30

– Oficinas (“Conhecendo nossos ossos”, “As aventuras de Roboto, o boto robô” e “Brincando com as palavras e seus significados”) e sessões do Planetário.

Dia 31

– Sessão do Planetário (público espontâneo), às 12h30;

– RPG do Museu Ciência e Vida, às 14h.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu Ciência e Vida, de Duque de Caxias, oferece programação especial, em março
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui