Museu da Imagem e do Som começa a receber equipamentos na nova sede, em Copacabana

Ação mobilizou caminhão guindaste para içamento das estruturas. A previsão é que a obra seja finalizada até o fim do ano que vem

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Ação na nova sede do MIS, em Copacabana, retira gerador danificado pela ação do tempo, para ser recuperado e doado para outros equipamentos públicos do estado. (Rogério Santana)

O Governo do Estado realizou, na madrugada de domingo (27/10), a operação de remoção e instalação de equipamentos que serão usados durante as obras da nova sede do Museu da Imagem e do Som (MIS), em Copacabana, na Zona Sul do Rio. A ação mobilizou cerca de 20 operários e quatro caminhões, sendo um deles um caminhão guindaste, com capacidade para 120 toneladas.

  • O MIS é um dos ícones culturais do nosso estado, e estamos avançando com compromisso e agilidade para garantir que ele seja revitalizado e entregue à população o mais rápido possível. Com a nova sede, vamos oferecer um espaço moderno, seguro e à altura da importância histórica e cultural do museu para o Rio de Janeiro”, declarou o governador Cláudio Castro.

Entre as estruturas içadas estão cerca de 150 metros de novas tubulações, de 4 a 6 polegadas, compradas pelo Governo do Estado para instalação do sistema de ar refrigerado do museu. Um gerador, danificado pela ação do tempo, foi retirado para ser recuperado e doado para outros equipamentos públicos do estado.

“Vamos conseguir aproveitar esse equipamento, que estava no MIS desde 2013, em outros prédios públicos. O museu receberá um gerador mais moderno com capacidade para atender todos os oito andares e contará também com um sistema de iluminação de emergência, que poderá ser acionado caso haja qualquer falha no gerador. É uma medida de proteção extra para garantir mais segurança em eventuais quedas de energia na região”, explicou o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Uruan Andrade, que acompanhou a operação desta madrugada.

As obras do MIS incluem a conclusão de projetos de acústica, iluminação, redes hidráulica e elétrica, sistema de ar-condicionado, pressurização de escadas, sistema de incêndio e paisagismo. Os trabalhos são realizados pelo consórcio Copacabana, formado pelas construtoras R2X e Tangran Engenharia, que venceu a licitação realizada em agosto, no valor de R$ 68,8 milhões. As equipes finalizam os serviços de limpeza nos oito andares do prédio. A previsão é que as intervenções sejam concluídas em 10 meses.

Obras na fachada do novo MIS

A licitação das obras da fachada está marcada para o dia 14 de novembro, às 11h. Nesta próxima etapa, serão realizadas a complementação e revitalização das fachadas, que incluem elementos metálicos e vidros da nova sede do MIS, com valor estimado em R$ 12,3 milhões. A previsão é que a obra seja finalizada em até 12 meses após o seu início.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu da Imagem e do Som começa a receber equipamentos na nova sede, em Copacabana

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui