Museu da Imagem e do Som do RJ recebe acervo do músico Ivan Lins

Doação da obra do cantor, compositor e pianista carioca aconteceu na última sexta (28/04), na sede do museu, na Lapa; governador Cláudio Castro celebra

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Ivan Lins assinando disco no Museu da Imagem e do Som - Foto: Divulgação

Na tarde da última sexta-feira (28/04), o músico carioca Ivan Lins esteve na sede do Museu da Imagem e do Som (MIS), na Lapa, região central do Rio de Janeiro, para a assinatura oficial do Termo de Doação do seu acervo.

O equipamento pertence ao Governo do Estado e, para o chefe do Poder Executivo fluminense, Cláudio Castro, o ato só reforça a vocação do RJ como capital das artes e da cultura nacional.

”O Museu da Imagem e do Som é um dos equipamentos mais emblemáticos do estado. Retomamos as obras da nova sede e não paramos de nos orgulharmos com a importância deste espaço, que agora contempla o acervo de um dos artistas mais importantes da música brasileira”, disse o governador.

Atualmente com 77 anos, Ivan Lins se consagrou com sucessos como ”Depende de Nós”, ”Lembra de Mim” e ”Vitoriosa”, além de compor músicas gravadas por nomes como Elis Regina, Gal Costa e Simone. O pianista destacou a felicidade em ter sua obra preservada e, mais do que isso, poder ajudar a montar o acervo.

Advertisement

”Eu me sinto muito honrado de estar doando a uma instituição como o MIS, que é respeitada e que vai guardar o meu acervo com muito carinho. A minha família poderia deixar para fazer isso depois da minha morte, mas resolvi doar antes, pois também quero em vida poder curtir isso, ver a minha obra, o meu trabalho e a minha vida toda num espaço e poder ajudar que esse material possa, realmente, ser útil para a comunidade”, declarou.

A coordenação do trabalho referente ao acervo doado ficou a cargo da diretoria técnica operacional do museu. Foram 11 caixas com mais de 500 itens: 55 fitas de rolo, fitas cassete, Lps, fitas de vídeo em VHS, em Betacam e ainda fotografias em papel, registros em formato digital, partituras e documentos textuais. O acervo passou pela fase denonimada de arrolamento, quando as caixas são abertas e o conteúdo é listado, separado por tipos de suportes e setores técnicos do museu, para a seleção e avaliação.

”A chegada do acervo do Ivan Lins traz uma felicidade muito grande, até porque ele vem se juntar a esse grande acervo de 39 coleções, de nomes importantes pra nossa cultura. A música é respeitada no MIS, os pesquisadores vêm aqui e procuram para terem muito mais informações sobre aqueles que fizeram, e aqueles que ainda estão fazendo, como o Ivan Lins, e me emociona muito receber uma doação de uma pessoa em vida”, afirmou Cesar Miranda Ribeiro, presidente do Museu da Imagem e do Som.

ivan lins acervo mis 1 Museu da Imagem e do Som do RJ recebe acervo do músico Ivan Lins
Ivan Lins na sede do MIS e parte de seu acervo – Fotos: Divulgação

A sede do MIS conta com mais de 350 mil itens, como documentos nos mais variados suportes: fotografias em papel, negativos em vidro, negativos estereoscópicos, cartazes, gravuras, discos, filmes, fitas de vídeo e de áudio em diversos formatos, documentos textuais, partituras e objetos tridimensionais (instrumentos musicais, indumentária, medalhas, troféus, entre outros itens).

Este acervo, que constitui uma significativa parcela da memória carioca, foi doado ou adquirido de personalidades relacionadas aos diversos setores culturais, com ênfase para a música popular brasileira. Tudo no Museu da Imagem e do Som é monumental, um museu vivo, dinâmico, que abriga o legado de talentos gigantescos da nossa cultura, personagens que merecem o conhecimento das novas gerações e a reverência dos que já têm intimidade e apreço por sua arte.

”A minha arte não me pertence, ela sai de mim, eu faço arte pra todos, e é importante que todos saibam como a minha arte nasceu, como cresceu, e isso me deixa emocionado”, concluiu o homenageado. Vale ressaltar que também participaram do encontro o curador Hugo Suckman e João Lins, filho de Ivan.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu da Imagem e do Som do RJ recebe acervo do músico Ivan Lins
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Museu da Imagem e do Som do RJ recebe acervo do músico Ivan Lins
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Espera-se que seja bem protegido, contra furtos, danos – inclusive proteção contra incêndio. Não se pode admitir incidente algum como aquele do Museu Nacional…

  2. Comunista adorador do Lolla-abóbora e PT sua papelada ficará acumulada encardida e empoeirada no museu, Castro reverberando quer perder votos, cuidado Governador! Quer ser presidente, então, ñ exalta o homem Comunismo.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui