Museu da Imagem e do Som elabora projeto para criar biblioteca online com consultas a TCCs

A intenção é disponibilizar os Trabalho de Conclusão de Curso de estudantes de história e museologia para consulta na nova biblioteca on-line do MIS RJ

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Computador foto criado por suksao - br.freepik.com

A Biblioteca Almirante, do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, terá seu acervo ampliado e modernizado por meio de uma parceria a ser firmada com universidades cariocas. A intenção é disponibilizar os Trabalho de Conclusão de Curso (TCCs) de estudantes de história e museologia para consulta na nova biblioteca on-line do MIS RJ. A informação foi divulgada pela web-rádio do próprio MIS.

O projeto, uma união dos setores acadêmico e da biblioteca, terá início com os alunos de instituições que possuem Acordo de Cooperação Técnica com o museu. Dentre as instituições estão a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e a Universidade Estácio de Sá.

Somente no ano passado, estudiosos, amantes da leitura e pesquisadores consultaram 57 itens da Biblioteca Almirante. As consultas mostram, inclusive, que a homenagem a um dos mais importantes radialistas do Brasil, foi muito acertada. O setor foi reinaugurado com o nome de Biblioteca Almirante em fevereiro de 2022 e a maior parte dos pedidos de acesso foram para títulos da Coleção Almirante. A coleção Histórica está entre as mais ricas do MIS RJ.

Considerado “a maior patente do Rádio”, Henrique Foreis Domingues, o Almirante, foi intérprete, compositor, pesquisador, locutor e produtor radiofônico. A Coleção foi uma das primeiras a serem compradas para o acervo do museu, em 1964, e contêm fotos, livros, partituras, discos, roteiros de programas, cartas de ouvintes, recortes de jornais e revistas, instrumentos de percussão e objetos tridimensionais que ele colecionou e organizou ao longo da vida. A sala, que possui temperatura controlada e cuidados específicos para a manutenção do acervo.

Advertisement

Leia também

Águas do Rio alega não saber sobre situação da Cedae mas presidente foi diretor da empresa – Bastidores do Rio

Antiga garagem da Silveira Martins é vendida por R$19,7 milhões a incorporadora

A concretização do projeto que visa à criação da biblioteca on-line para a guarda dos TCCs trará ainda mais brilho, informação, cultura e conhecimento para dentro do museu. Uma instituição com a missão de salvaguardar, mas que também se orgulha em difundir seu acervo com mais 600 mil itens. Para pesquisar qualquer material do MIS RJ basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa e Documentação Ricardo Cravo Albin.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu da Imagem e do Som elabora projeto para criar biblioteca online com consultas a TCCs

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui