O Museu de Arte do Rio (MAR) recebe a partir do dia 24 de junho a exposição que será dedicada à autora mineira Carolina Maria de Jesus, que ficou conhecida internacionalmente pelo seu livro “Quarto de despejo”, em agosto de 1960. Em parceria com o Instituto Moreira Salles, a exposição “Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros” passou por São Paulo e agora chegou ao Rio de Janeiro com mais de 400 itens à mostra para o público.
Além de destacar a produção literária, a exposição também aborda suas incursões como compositora, cantora e artista circense. A exposição tem curadoria do antropólogo Hélio Menezes e da historiadora Raquel Barreto, com assistência de Phelipe Rezende.
“Receber a exposição de Carolina Maria de Jesus tem um papel particularmente significativo para o Museu de Arte do Rio. Somos um espaço de ampliação de protagonismos e ao apresentarmos ao público a produção da escritora difundimos seu legado. Essa exposição, realizada em parceria com o Instituto Moreira Salles e com apoio da Secretaria de Cultura da cidade do Rio, apresenta a autora como uma voz potente e imprescindível do nosso país”, afirma Raphael Callou, diretor e chefe da representação da OEI no Brasil
Ainda no sábado, o Museu de Arte do Rio irá promover o hasteamento da sua nova bandeira. O azul potente com estrelas em alusão à bandeira nacional da República Federativa do Brasil ganhou a frase “A Ordem é Samba” que é o título de uma música escrita por Jackson do Pandeiro, em 1966. A bandeira, originalmente concebida para o Samba da Volta, que ocorre no centro da cidade, é uma idealização da historiadora da arte Juliana Joannou. A nova bandeira do MAR foi escolhida através do voto popular, e para o seu lançamento haverá uma roda de samba com os integrantes do “Samba da Volta”, que pretendem homenagear Carolina Maria de Jesus.
- Serviço: Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os Brasileiros
- Local: Museu de Arte do Rio – Praça Mauá, 5 – Centro
- Abertura da exposição: 11h
- Roda de com “Samba da Volta”: 14:30 (Pilotis)
- Entrada gratuita para abertura