Museu de Arte do Rio recebe exposição sobre protagonismo feminino e cotidiano do subúrbio do Rio

A jovem artista carioca retrata sua rotina através de pinturas na mostra "Luz no Caminho", com entrada gratuita no Museu de Arte do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Coleção da Artista

As observações sobre o dia a dia e as paisagens que cruzam o caminho da jovem artista carioca Leoa, de apenas 25 anos, são alguns dos temas que estarão presentes na sua primeira exposição individual, que acontece dia 18/03, no Museu de Arte do Rio. A abertura da exposição será às 11h, na Biblioteca, no 4º andar e às 12h haverá uma visita na exposição com uma breve fala da artista. A mostra tem curadoria de Marcelo Campos, Amanda Bonan, Jean Carlos Azuos, Thayná Trindade e Amanda Rezende

Nos dez anos do MAR, a equipe curatorial apresenta a produção de novos artistas ao público. “Os museus têm uma espécie de gesto que é aguardar a carreira, o sucesso, a fama e a gente quer fazer o oposto. A gente quer pensar que se um museu tem a sua potência vinculada a uma possibilidade de exibição e de ampliação em relação ao que se exibe, a gente quer tentar juntar essas pontas, quer dizer, unir artistas de carreiras muito recentes trazidos para um grande museu, como o MAR”, é o que revela Marcelo, Curador-Chefe do Museu.

Na exposição “Luz no Caminho”, Leoa apresenta uma série de pinturas que tratam de um arranjo visual da sua vida em Bangu, na Zona Oeste do Rio. A artista espelha a força de seu cotidiano por meio dos atravessamentos, encantamentos e das subjetividades. “Ser do subúrbio carioca me colocou num espaço de pesquisa que envolve o cinza como a cor que liga todas as minhas obras. A exposição narra minha vida como um cotidiano onde observo a natureza da minha realidade social”, destaca.

A curadoria do Museu avalia que os jovens artistas estão promovendo uma espécie de retorno à pintura. “Tem um movimento de artistas figurativos tratando da sua própria realidade, ou alguns tratando da sua ancestralidade ou de personagens, existe um movimento, principalmente de jovens dentro da pintura figurativa, de tratarem dos assuntos de seus cotidianos ou das suas percepções do mundo”, afirma Amanda Bonan, uma das curadoras do MAR.

Advertisement

Leia também

Terminal Gentileza começa a operar para população; veja detalhes

Pedro Paulo cada vez mais certo como vice de Eduardo Paes – Bastidores do Rio

O Museu acredita no papel de abrir espaço e investir em novas artistas. “A Leoa tem uma proposta expositiva que relata a rotina das mulheres, inclusive as desigualdades que habitam essa rotina, entre o trabalho doméstico e a vida nos subúrbios cariocas. E eu entendo que dialogar e poder mostrar isso é também algo de importância de caráter social. Esse é um tema contemporâneo, não é um assunto novo, é um assunto velho, mas que ainda precisa ser reforçado e debatido para que a gente possa cada vez mais combater a misoginia e fortalecer a figura feminina dentro da sociedade para que ela ser o que ela quiser”, destaca Raphael Callou, Diretor do MAR e Chefe da Representação da OEI no Brasil.

O Sarau do Azevedo também acontecerá neste mesmo sábado, nos Pilotis do MAR. Trata-se de um projeto sociocultural que conecta a nova geração a figuras de destaque no mercado musical tem o objetivo de desenvolver a cena da música preta contemporânea em terras cariocas. A edição aberta ao público acontecerá das 14 às 18 horas, a entrada é gratuita. 

  • Serviço: Exposição “Luz no Caminho”
  • Local: Museu de Arte do Rio (MAR) Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro 
  • Abertura: Sábado, dia 18 de março, às 11h (12h  –  visita na exposição com breve fala da artista)
  • Local: Biblioteca do MAR – 4º andar
  • Encerramento: Agosto de 2023
  • Entrada: Gratuita
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu de Arte do Rio recebe exposição sobre protagonismo feminino e cotidiano do subúrbio do Rio

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Museu de Arte do Rio recebe exposição sobre protagonismo feminino e cotidiano do subúrbio do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui