Museu de Arte do Rio  tem programação especial em comemoração ao Mês do Orgulho neste sábado

Programação contará com uma série de atividades gratuitas para fomentar o diálogo sobre a diversidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Wesley Sabino

Em comemoração ao Mês do Orgulho LGBTQIAP+, o Museu de Arte do Rio (MAR) tem neste sábado uma série de atividades gratuitas com o objetivo de fomentar a reflexão e o diálogo sobre diversidade. O Museu está desde o primeiro dia do mês de junho com o seu mirante e janelas coloridos com as cores da bandeira.

As atividades especiais deste sábado (08/06) têm início no pilotis, uma feira exclusiva de expositores LGBTQIAP+ se inicia às 11h com barracas de pinturas, livros, comidas e roupas que ficarão à venda para o público. Em parceria com a ONG Pela Vidda RJ, mesas de atendimento estarão disponíveis aos visitantes para auxiliar no processo de retificação de nome e gênero, além de fornecer ajuda jurídica e psicológica.

A partir das 14h, a Escola do Olhar, polo de formação artístico-educacional do MAR, recebe a primeira oficina de um ciclo mensal de formações em parceria com a House of Mamba Negra, da cultura ballroom. Quem comanda o primeiro encontro é a artista Wallace Ferreira/Patfudyda, referência na cena. Com o tema “Ensaios de confrontos”, a formação teórico-prática leva ao público a história do vogue, estilo de dança característico da cultura ballroom.

Advertisement

A sessão única de “Quando ousamos existir”, documentário que percorre a história do movimento brasileiro de diversidade sexual e de gênero. Com direção de Cláudio Nascimento e Márcio Caetano acontece, às 15h, no auditório do museu.  Os ingressos para assistir a sessão deverão retirados via Sympla.

 Às 17h, o MAR recebe o espetáculo “Wallandra Convida”, da Quafa Produções. A intervenção artística transporta o universo do vogue e seus elementos para o pilotis do museu. Fechando a programação do dia, o Coral do Grupo Arco-Íris se apresenta no mirante. Desde 1993, a organização é pioneira na luta por direitos civis da comunidade LGBTQIA+ brasileira.

– Serviço:

– Mês do Orgulho LGBTQIAP+ no MAR

– Praça Mauá, 5, Saúde – Rio de Janeiro

– 8 de junho: 

– 11h às 19h: Feira exclusiva de expositores LGBTQIAP+ e mutirão de auxílio jurídico e retificação civil 

– 14h: Formação com Patfudyda –  (inscrições esgotadas)

– 15h: Exibição do filme  “Quando ousamos existir” – (ingresso via Sympla)

– 17h: Performance “Wallandra Convida”

– 19h: Coral do Grupo Arco-Íris  

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu de Arte do Rio  tem programação especial em comemoração ao Mês do Orgulho neste sábado
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Museu de Arte do Rio  tem programação especial em comemoração ao Mês do Orgulho neste sábado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui