Museu de Arte do Rio terá entrada gratuita durante as férias

Cariocas e turistas poderão aproveitar as sete exposições em cartaz, entre elas a mostra Clara Nunes, recém-inaugurada no MAR, até o dia 15 de janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Evento acontece no Museu de Arte do Rio

O Museu de Arte do Rio estará de graça durante um mês no período das férias. A gratuidade, que começou no dia 15 de dezembro, vai até o dia 15 de janeiro e valerá para todos. Durante o período, o público poderá aproveitar as sete exposições em cartaz no museu, além do mirante e o morrinho, locais já consagrados do MAR

Entre as atrações, os visitantes poderão conhecer as duas novas mostras que inauguraram no dia 10 de dezembro. A exposição “Clara Nunes”, que fica no 5º andar da Escola do Olhar, apresenta fotos inéditas de uma das maiores cantoras da música brasileira e conta um pouco mais sobre a relação da artista com o Rio de Janeiro.

A mostra “Ter Histórias e Territórios”, da Universidade das Quebradas, traz as vivências e experiências dos alunos quebradeiros durante o curso “Arte Preta: Filosofia, História e Curadoria”, composto por palestras e troca de saberes entre artistas, professores e pensadores contemporâneos. Os alunos produziram e curaram a mostra, que ocupa o pilotis do museu e a Biblioteca do MAR.

Já no pavilhão de exposições, o público poderá visitar outras cinco mostras. A exposição individual “Lataria Espacial”, do artista paraense Emmanuel Nassar, promove o choque entre o popular e o erudito. Os visitantes poderão encontrar  também um avião executivo em tamanho real e interagir com a obra.

Advertisement

No primeiro andar do Pavilhão de Exposições, a mostra itinerante da 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto apresenta a história do líder abolicionista norte-americano Frederick Douglass a partir de seus retratos ao longo da vida. A mostra conta ainda com obras de 13 artistas de 8 países.

Já no segundo andar, o público poderá conhecer a mostra “Agnaldo Manuel dos Santos – A conquista da modernidade”. Realizada em parceria com a Almeida & Dale Galeria de Arte, a mostra conta com mais de 70 esculturas em madeira do artista negro baiano, que morreu aos 35 anos em 1962, há exatos 60 anos. A exposição fica no MAR até o dia 26 de fevereiro de 2023.

Organizada em parceria com a Embaixada da França no Brasil, a exposição “Margens”, do fotógrafo francês Ludovic Carème, apresenta uma coletânea de 68 fotos, que serão doadas para o acervo do MAR. A mostra traz um olhar documental diante da dura realidade dos brasileiros e fica no MAR até o dia 26 de março de 2023.

Inaugurada em setembro de 2022, a exposição principal do MAR “Um defeito de cor” faz uma revisão historiográfica da escravidão abordando lutas, contextos sociais e culturais do século XIX. A mostra é baseada no livro de Ana Maria Gonçalves, que também assina a curadoria ao lado de Marcelo Campos e Amanda Bonan. Ao todo, são 400 obras de artes entre desenhos, pinturas, vídeos, esculturas e instalações de mais de 100 artistas de localidades, como Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão e até mesmo do continente africano, em sua maioria negros e negras, principalmente mulheres.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu de Arte do Rio terá entrada gratuita durante as férias
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Museu de Arte do Rio terá entrada gratuita durante as férias
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui