Museu de Arte do Rio terá entrada gratuita no sábado

Com a gratuidade, o visitante poderá percorrer as cinco exposições em cartaz

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Processed with VSCO with c1 preset | Foto: Divulgação

Para celebrar o “Dia da Favela”, o Museu de Arte do Rio (MAR) estará com entrada gratuita no próximo sábado (04/11). Com a gratuidade, o visitante poderá percorrer as cinco exposições em cartaz. São elas: “Funk: Um grito de ousadia e liberdade”, “Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros”, “Narrativas em Processo: Livros de Artista na Coleção Itaú Cultural”, “Gira da poesia: 15 anos de Slam no Brasil” e “ Ònà irin: caminho de ferro”, além da instalação permanente “Morrinho”, no pilotis do prédio. 

O MAR, junto da Central Única das Favelas (CUFA) e de outras instituições, vai promover a Semana da Favela, entre os dias 4 e 10 de novembro, para continuar a missão de ressignificar o conceito e o significado de favela. O motivo para o dia 04 de novembro ser celebrado é que a data foi escolhida pela CUFA porque foi neste dia que a expressão favela surge pela primeira vez em um documento público/oficial. Foi no Rio de Janeiro, em 1900, quando moradores do atual Morro da Providência, foram mencionados pelo então delegado de polícia, Eneas Galvão ao se dirigir ao governador como um espaço de sujeira, violência e prostituição. O Morro da Favela, ou da Providência, era formado por soldados que lutaram na Guerra dos Canudos (1896-1897), na Bahia, e ficaram marcados pela planta favela, muito comum no Sertão Nordestino.

A CUFA escolheu como homenageado desse ano, o sambista Zeca Pagodinho exatamente por ser uma referência e ao longo da sua trajetória ter contribuído para elevar a autoestima dessa população. No Rio de Janeiro, o Dia da Favela é lei no município desde 2006 3 no estado, desde 2019.

  • SERVIÇO
  • Museu de Arte do Rio GRATUITO
  • Data: 04 de novembro de 2023, sábado
  • Local: Museu de Arte do Rio – MAR
  • Endereço: Praça Mauá, 5, Centro
  • Horário de funcionamento:
  • Retirada na bilheteria e/ou totens: 10h30 às 17h
  • Visitação ao pavilhão de exposições: 11h às 18h (última entrada às 17h)

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu de Arte do Rio terá entrada gratuita no sábado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui