Museu de Arte do Rio volta a ter entrada gratis às terças-feiras

A cortesia não era oferecida desde a retomada do serviço, após a pandemia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares/ Diario do Rio

O Museu de Arte do Rio, no Centro da cidade, voltou a ter entrada gratuita às terças-feiras. O benefício começou a valer a partir desta terça-feira (23/04), feriado de São Jorge. Cariocas e visitantes poderão conferir as exposições em cartaz: “Funk: um grito de ousadia e liberdade”, “Bloco do Prazer”, “Nhe’? Porã: memória e transformação”, “Ònà Irin: caminho de ferro”! “Rio Carnaval” e “Abolicionistas Brasileiras”. Desde a retomada das atividades, após a pandemia, que a cortesia não era oferecida.

Confira as exposições em cartaz

Abolicionistas Brasileiras‘. Com entrada gratuita, a mostra recém-inaugurada retrata mulheres de liderança na luta contra a escravização no Brasil.

Bloco do prazer‘. A mostra apresenta 350 obras que retratam festas brasileiras e leva o nome da canção de Gal Costa. Curadoria de Marcelo Campos, Amanda Bonan, Thayná Trindade, Amanda Rezende, Jean Carlos Azuos e Bitú Cassundé. Até 11 de agosto.

Funk: um grito de liberdade‘. A mostra percorre a história do gênero musical e seus desdobramentos estéticos, políticos e econômicos em 900 trabalhos. Há quadros e instalações de artistas brasileiros, como Maxwell Alexandre, Gê Viana e Panmela Castro, e estrangeiros. Até julho.

Advertisement

‘Nhe’Porã: memória e transformação‘. A mostra é uma homenagem, em parceria com o Museu da Língua Portuguesa (de São Paulo), à riqueza das línguas dos povos indígenas que vivem em território brasileiro. Até 14 de julho.

‘Ònà Irin: caminho de ferro’. Na exposição individual, a artista baiana Nádia Taquary se debruça sobre a joalheria afro-brasileira. Com curadoria de Ayrson Heráclito. Até junho.

‘Rio Carnaval’. Com curadoria de Gringo Cardia e Luiz Antônio Simas, a mostra reúne mais de 80 retratos de personagens do carnaval de 2022 na Marquês de Sapucaí — o primeiro pós-pandemia. As fotos, tiradas logo após os desfiles, são assinadas por Vik Muniz, Fábio Ghivelder, João Farkas, Igor Souto e Leonardo Ramadinha. Até 19 de maio.

O Museu de Arte do Rio fica no número 5 da Praça Mauá, no Centro, e funciona de terça a domingo, das 11h às 18h. As terças-feiras a entrada é gratuita, nos demais dias, R$ 20.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu de Arte do Rio volta a ter entrada gratis às terças-feiras
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Museu de Arte do Rio volta a ter entrada gratis às terças-feiras
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui