Museu de Arte Moderna do Rio celebra 75 anos com exposição sobre sua história

A mostra, que entra em cartaz no dia 27 de maio, contará a história das mais de sete décadas do museu através de obras de arte e documentos de arquivo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Museu de Artes Modernas do Rio de Janeiro | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

O Museu de Arte Moderna do Rio (MAM) comemora seus 75 anos com a abertura da exposição “Museu-escola-cidade: o MAM Rio em cinco perspectivas”, a partir do dia 27 de maio. A mostra traz mais de 500 itens do acervo do MAM, entre eles documentos e obras do arquivo. O evento expõe ao público experiências a partir dos cinco eixos temáticos que foram fundamentais para a história do Museu.

Os visitantes serão convidados a olhar mais profundamente a trajetória do Museu nas suas três primeiras décadas a partir das cinco áreas de atuação: educação, design, experimentação, cinemateca e movimentos artísticos, também relembrar do incêndio de 1978. A curadoria é o resultado do esforço de toda equipe que está por trás dessa exposição, que irá reunir grandes nomes do acervo do MAM Rio

“Atuando de forma revolucionária, o MAM Rio não somente abrigou manifestações artísticas, mas apoiou e incentivou a experimentação“, destaca Beatriz Lemos, curadora do museu. “A ideia da mostra é dar visibilidade a esses momentos em que a instituição foi um espaço único de vanguarda.”

O evento conta com grandes nomes do acervo para sinalizar acontecimentos no MAM RIO onde foi lugar de produção e fazer artístico, entre eles estão: Abraham Palatnik, Carlos Vergara, Cildo Meireles, Lygia Clark, Lygia Pape, Max Bill, dentre 93 nomes da arte brasileira e internacional. 

Advertisement
Artur Barrio Museu de Arte Moderna do Rio celebra 75 anos com exposição sobre sua história
Foto: Divulgação

Os campos de atuação escolhidos cimentam a relevância do MAM Rio como uma instituição que se entende, desde sua fundação, como um centro de formação e um espaço intimamente ligado às dinâmicas da cidade“, comenta o diretor artístico Pablo Lafuente. “Em cada uma dessas áreas, obras do acervo são apresentadas junto a documentos dos arquivos do museu, escrevendo a história por meio de objetos, registros e narrativas que mostram cursos de ação que se entrecruzam em movimentos de convergência e divergência.

  • Serviço:
    Museu-escola-cidade: o MAM Rio em cinco perspectivas
    Abertura: 27 de maio de 2023
    Encerramento: 3 de dezembro de 2023
  • Endereço: av. Infante Dom Henrique, 85 Aterro do Flamengo – Rio de Janeiro
    Horários: De quarta a domingo (incluindo feriados), das 10h às 18h
    Aos domingos, das 10h às 11h, visitação exclusiva para pessoas com deficiência intelectual
    Ingressos: site

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu de Arte Moderna do Rio celebra 75 anos com exposição sobre sua história
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Museu de Arte Moderna do Rio celebra 75 anos com exposição sobre sua história
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui