Museu de Arte Moderna recebe, no próximo dia 25, a 5ª edição da CasaBloco

Durante o evento, os participantes terão acesso a filmes, palestras, oficinas, feira de moda, além de gastronomia em parceria com a Junta Local

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Quizomba / Crédito: PH Noronha

A 5ª edição da CasaBloco promove um dia inteiro de programação gratuita, nos jardins do Museu de Arte Moderna (MAM), no próximo dia 25, a partir de 14h, quando acontece a abertura do evento, que terá atrações, como filmes, palestras, oficinas, feira de moda, além de gastronomia em parceria com a Junta Local. O bloco Filhos de Gandhi fará a sua tradicional lavagem para celebrar o carnaval. Os ingressos variam entre R$ 160 (inteira) e R$90 (meia) e podem ser comprados na Ingresse.

A 2ª Mostra de Cinema da CasaBloco será a primeira atração da CasaBloco 2024. Na mostra serão exibidos os filmes: “Dia de Alforria”, com direção de Zózimo Bulbul; “EGILI – Rainha Retinta no Carnaval”, dirigido por Caroline Reucker; e “Fevereiros”, com direção de Marcio Debellian. Os ingressos devem ser retirados pela Ingresse.

Às 18h, Leandro Vieira, carnavalesco da Imperatriz Leopoldinense, e o diretor Marcio Debellian, realizam a palestra “Carnavais de Bethânia”. O carnavalesco esteve à frente da escolha e execução do enredo mangueirense “A menina dos olhos de Oyá”, de 2019, sobre Maria Bethânia, que também é protagonista de “Fevereiros”.

Nos salões do MAM, também serão oferecidas duas oficinas sobre moda carnavalesca. Os participantes serão orientados por profissionais do ramo, com dicas e técnicas para ajudar na preparação das suas fantasias. Para participar, os interessados devem se inscrever no Oficinas CasaBloco.

Advertisement

A Oficina de Malandros e Cabrochas na Chapelaria será ministrada por Sueli Brandão, que ensinará como confeccionais os itens que eram marca registrada no universo da malandragem carioca na década de 1920. A oficina acontece das 14h às 16h.

“Reciclando Meu Carnaval” será a oficina oferecida por Maria Claudia, que ensinará como aproveitar o material já utilizado em outros carnavais para fazer novos adereços. O encontro acontece das 16h às 18h.

Às 17h, como acontece todos, bloco Afoxé Filhos de Gandhi fará a tradicional lavagem ritualística do local. Em seguida, haverá a apresentação do Pororoca Purpurina, com a participação de conhecidos cantores de blocos cariocas. O encerramento do evento ficará a cargo bloco Quizomba, que sai em cortejo pelos jardins do museu, decretando aberto o Carnaval da CasaBloco, que este ano conta com patrocínio master da Ambev (Brahma), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Cedae e do Bacalhau da Noruega.

Serviço:

Oficinas – Salão do MAM

14h às 16h – Oficina de Malandros e Cabrochas na Chapelaria com Sueli – 30 vagas

16h às 18h – Oficina de Adereços: “Reciclando Meu Carnaval” com Maria Claudia – 30 vagas 

Mostra de Cinema – Cinemateca

14h – Sessão 01: “Dia de Alforria”, direção de Zózimo Bulbul; e “EGILI – Rainha Retinta no Carnaval”, direção de Caroline Reucker

16h -Sessão 2: “Fevereiros”, direção de Marcio Debellian

Palestra no salão

18h às 19h30 – Roda de Conversa: “Carnavais de Bethânia” com Leandro Vieira (carnavalesco) e Marcio Debellian (diretor do filme “Fevereiros”)

17h – Lavagem com Filhos de Gandhi (RJ)

18h às 19h30 – Roda de Conversa: “Carnavais de Bethânia” com Leandro Vieira (carnavalesco da Imperatriz) e Marcio Debellian (diretor do filme “Fevereiros”)

18h – DJ Tata Ogan (RJ)

19h30 – Pororoca Purpurina (RJ)

20h30 – Quizomba (RJ)

17h às 23h – Feira de Moda (A Rua é Nossa) e Gastronomia (Junta Local)

Mais informações no site.

O MAM fica Av. Infante Dom Henrique, 85, no Parque do Flamengo. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu de Arte Moderna recebe, no próximo dia 25, a 5ª edição da CasaBloco
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Museu de Arte Moderna recebe, no próximo dia 25, a 5ª edição da CasaBloco
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui