Museu do Amanhã terá exposição imersiva nos ecossistemas da Terra

A partir do dia 30/01, visitantes poderão matar as curiosidades sobre o funcionamento, por exemplo, das florestas, do solo e da vida de insetos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Divulgação

A exposição “Sentir Mundo – Uma Jornada Imersiva” será a nova ativação do Museu do Amanhã a partir do dia 30 de janeiro. Na mostra, os visitantes poderão matar curiosidades sobre o funcionamento da floresta, do solo, e das vidas dos insetos, por meio de projeções em alta definição, sons característicos e estímulos olfativos. A exposição conta com a parceria do Sensory Odyssey Studio, em coprodução com o Muséum National d’Histoire Naturelle.

“A primeira exposição temporária de 2024 joga luz sobre a coexistência das espécies e a interdependência da humanidade com a natureza. ‘Sentir Mundo’ coloca os visitantes em diferentes perspectivas e no habitat de outras espécies, propondo um mergulho na rede de interação entre elas. A mostra também levanta questões de preservação ambiental, que dialoga com toda programação do Museu e reforça a importância do tema e de se pensar em soluções. Tenho certeza de que a exposição é um ótimo programa para todas as idades”, explicou João Falcão, diretor-geral do Museu do Amanhã.

Museu do Amanha Sentir Mundo 2 1 Museu do Amanhã terá exposição imersiva nos ecossistemas da Terra

Já no início da mostra, o público será exposto a cheiros criados especialmente para cada ecossistema que estiver visitando. Na área do dossel da floresta – cobertura formada pelas copas das árvores -, por exemplo, o visitante terá a sensação de estar na copa das árvores, além de “passear” lada a lado com microrganismos responsáveis pela vida subterrânea. Nesta imersão, o público poderá ouvir sons produzidos pelas formigas durante o seu trabalho, além de sentir o cheiro de terra molhada.

No ambiente seguinte, os insetos serão vistos em superzoom, para que o público tenha uma noção do complexo e rico processo de construção dos seus ambientes. No trajeto final, os visitantes serão preparados para a volta ao seu cotidiano, entendendo melhor como funciona o mundo microscópico do qual não tem sequer uma pálida noção.

Advertisement

A exposição “Sentir Mundo – Uma Jornada Imersiva” também contou com a participação do Museu Nacional, que desenvolveu três insetários para apresentar as espécies enfocadas nos ecossistemas presentes na mostra. O projeto original foi desenvolvido pelo Sensory Odyssey Studio, em coprodução com o Muséum National d’Histoire Naturelle, (Museu Nacional de História Natural).

O trabalho, que passou por Paris e Singapura, já recebeu 375 mil visitantes desde a sua inauguração, em 2021. No Rio, a exposição é apresentada pela Livelo, com o apoio da IFF e parceria da ESDI.

A exposição “Sentir Mundo – Uma jornada imersiva” fica em cartaz até o dia 2 de junho, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h, sendo que a última entrada acontece às 17h. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). Às terças-feiras a entrada é franca.

O Museu do Amanhã fica na Praça Mauá, 1, no Centro do Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu do Amanhã terá exposição imersiva nos ecossistemas da Terra
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Museu do Amanhã terá exposição imersiva nos ecossistemas da Terra
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui