Museu do Amanhã abre inscrições para a 6ª edição do programa ‘Meninas de 10 anos: Emergências Climáticas’

Após duas edições online, o programa volta a ser presencial com 40 vagas dedicadas exclusivamente para meninas de 10 a 16 anos, moradoras da cidade do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Museu do Amanhã

De 1º a 14 de agosto, estão abertas as inscrições (link) para a 6ª edição do programa ‘Meninas de 10 anos: Emergências Climáticas’, que se dedica a debater questões referentes ao lugar da mulher na sociedade e sua representatividade na ciência, a partir da discussão sobre as transformações climáticas no planeta. Realizado pelo Museu do Amanhã, com patrocínio da Engie, o projeto visa fomentar a valorização da equidade de gênero na ciência e o letramento em temáticas ambientais para o enfrentamento das Mudanças Climáticas em diálogo com a Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) – e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Após duas edições online, o programa volta a ser presencial com 40 vagas dedicadas exclusivamente para meninas de 10 a 16 anos, moradoras da cidade do Rio de Janeiro. O resultado da seleção será divulgado no final de agosto e os encontros acontecerão todos os sábados de setembro de 2023. Ao longo de todo o projeto, as meninas terão oportunidade de conhecer e conversar com mulheres cientistas, ativistas, professoras e educadoras que, mais do que compartilhar suas pesquisas e trajetórias, irão apresentar novas possibilidades de futuros à elas.

“O aumento da representatividade de mulheres na ciência tem um efeito catalisador no interesse das meninas em seguir carreira científica ou em áreas afins. Sabendo disso, o Museu do Amanhã, por meio de projetos como ‘Meninas de 10 anos’, pretende inspirar e empoderar as meninas, desde pequenas, colocando-as em contato com as temáticas deste universo”, destaca Bruna Baffa, Diretora Geral do Museu do Amanhã, que faz parte da rede de equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura.

O projeto teve seu pontapé inicial em 2017, quando o Museu do Amanhã, em parceria com a UNFPA – o Fundo de Populações das Nações Unidas – , realizou o Seminário “10 meninas na construção dos amanhãs”.

Advertisement

O evento foi um desdobramento do relatório produzido pelo Fundo que apontava como, aos 10 anos de idade, a vida de meninas de todo o planeta é radicalmente transformada, sendo este o momento inicial de suas escolhas e trajetórias profissionais. Nesta ocasião, o Programa de Educação do Museu do Amanhã reuniu dez meninas com idades entre 9 e 12 anos, de diferentes bairros e classes do Rio de Janeiro, para pensar e debater o lugar da mulher e do feminino no nosso mundo.

A repercussão positiva do Seminário, deu origem ao Projeto “Meninas de 10 anos”, uma aposta na potência do encontro entre meninas e mulheres com a finalidade de romper barreiras e estereótipos, e fomentar desde a infância, valores como sororidade, empatia, identificação e confiança.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu do Amanhã abre inscrições para a 6ª edição do programa ‘Meninas de 10 anos: Emergências Climáticas’
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui