Museu do Amanhã completa 7 anos de atividades com programação especial

A celebração contará com a apresentação do Coral Uma Só Voz, integrado por moradores de rua e pessoas em condição de vulnerabilidade social

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Prestes a completar 7 anos de atividade, o Museu do Amanhã elaborou uma série de atividades para celebrar o seu aniversário, que acontece no dia 17/12. A partir do dia 16, o equipamento cultural vai proporcionar aos seus visitantes diferenciadas experiências presenciais e digitais. A instituição fará ainda a divulgação dos resultados do seu programa de emissão de gases de efeito estufa referente ao ano de 2021. Quem for ao Museu poderá conhecer ainda os seus novos projetos: uma experiência interativa sobre a Baía de Guanabara; uma oficina sobre agrofloresta na Horta do Amanhã; e uma apresentação especial do Coral Uma Só Voz, integrado por moradores de rua e pessoas em condição de vulnerabilidade social.

A diretora Geral do Museu do Amanhã, Bruna Baffa, ressaltou o compromisso da instituição com a sustentabilidade ambiental, inclusão social, e inovação.

“Temas fundamentais para a construção de amanhãs melhores como a preservação da Baía de Guanabara e a compensação de carbono são também prioritários para o museu, que tem a sustentabilidade como um de seus pilares, ao lado da convivência e da inovação. Estamos super felizes de podermos celebrar o nosso sétimo aniversário com estas e outras novidades importantes”, disse a diretora da instituição. 

Confira abaixo as novidades:

Advertisement

Instalação Baía em movimento

Às 10h, no Belvedere, será inaugurada a instalação Baía em Movimento, projeto voltado para a sensibilização do público sobre a importância da Baía de Guanabara. A experiência é composta por um vídeo, no qual os visitantes poderão conhecer os problemas que afetam a qualidade das águas da baía, o despejo do esgoto in natura, o descarte de lixo e a atividade industrial crescente. Os visitantes também terão acesso a um painel tátil onde poderão ter uma dimensão da Baía de Guanabara e de toda a bacia hidrográfica que a cerca, além de conteúdo interativo, através do qual poderão ser assistidos os depoimentos de especialistas e ativistas que compõem o documentário “Baía que Resiste”, dirigido por Márcio Isensee e Sá.

O Baía em Movimento representa uma atualização da experiência Baías de Todos Nós, inaugurada em outubro de 2018. A iniciativa é apresentada pelo Ministério do Turismo, pela Águas do Rio e pelo Instituto Aegea, com o fomento da Lei Rouanet.  O Instituto Mar Urbano, e o Movimento Viva Água são parceiros do projeto, que conta com o apoio do Grupo Fundação Boticário, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Oceana.

Carbono Neutro: Inventário das ações do Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã fará um balanço no seu site e em uma placa na entrada da instituição, das suas emissões de gases de efeito estufa e a compensação dessas emissões com base no ano 2021, que registrou uma emissão de 282,3 toneladas de CO2e (dióxido de carbono equivalente), volume de emissões mais baixo desde a sua inauguração. O ano de 2020 não entrou como referência de cálculo, uma vez que a instituição estava fechada por conta da pandemia. O Inventário teve patrocínio do Banco Santander e foi realizado pela empresa Eccaplan. A auditoria externa ficou a cargo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Horta do Amanhã

Projeto que trabalhará o conceito de Agrofloresta, partir de uma parceria entre o Museu e a Providência Agroecológica – projeto de educação ambiental para a restauração florestal, soberania alimentar e sustentabilidade no Morro da Providência. Através da oficina, os participantes poderão conhecer como se dá o uso sustentável do solo, o uso medicinal e alimentar de plantas. A oficina acontece na Horta do Amanhã, das 15h às 16h30

Apresentação Projetos Uma Só Voz e Transportar para o Amanhã

Os projetos Uma Só Voz e Transportar para o Amanhã farão um cortejo festivo e musical com um repertório alegre voltado para a celebração. A apresentação acontece no Átrio, das 11h às 12h.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu do Amanhã completa 7 anos de atividades com programação especial
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui