Museu do Amanhã inaugura duas exposições em julho

A mostra “Uma Cidade Na Floresta”, da artista Chourouk Hriech, entra em cartaz no dia 11 e “Sai-Fai: ficção científica à brasileira” será lançada dia 25

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Museu do Amanhã

Duas novas exposições ocuparão o Museu do Amanhã em julho, oferecendo experiências únicas para os visitantes. A partir do dia 11, a renomada artista franco-marroquina Chourouk Hriech apresentará sua instalação intitulada “Uma Cidade na Floresta”, que combina elementos diversos das artes plásticas. No dia 25, chegará a vez da impressionante mostra de literatura expandida intitulada “Sai-Fai: ficção científica à brasileira”, que transformará os visitantes em leitores imersos em um ambiente envolvente.

A diretora geral do Museu do Amanhã, Bruna Baffa, destaca a importância dessas exposições ao afirmar: “Tanto a instalação de Chourouk quanto a mostra Sai-Fai tratam a imaginação como uma tecnologia coletiva, perspectiva conectada com as reflexões do Museu do Amanhã. Os desenhos de Chourouk combinam uma natureza fantástica à paisagem urbana, nos levando a refletir sobre a cidade que desejamos preservar. Enquanto isso, Sai-Fai une literatura, artes visuais e realidade aumentada para afirmar a importância da arte na construção de novos mundos“.

Paco do Ouvidor Museu do Amanhã inaugura duas exposições em julho
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

A exposição-instalação “Uma Cidade na Floresta” será apresentada a partir de 11 de julho, resultado da colaboração entre o Museu do Amanhã, a Embaixada da França no Brasil e o Goethe-Institut Rio de Janeiro. Inspirada pelo primeiro contato da artista com o Rio de Janeiro em 2022, essa instalação de grandes dimensões une diferentes elementos das artes plásticas, revelando a pesquisa sensível de Chourouk sobre as relações com a paisagem natural. A obra híbrida da artista combina pintura e desenho, resultando em uma estética única baseada em diversas referências culturais e materiais. A exposição faz parte do projeto Cidade Floresta 2023, realizado em colaboração com o Goethe-Institut Rio de Janeiro e o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, que propõe uma série de atividades culturais que refletem sobre a relação da cidade com a floresta.

A instalação será composta por três telas de grandes dimensões montadas sobre chassis, além de uma estrutura onde será aplicado um adesivo com a imagem de Copacabana. A partir dessa estrutura, um tecido com uma fotomontagem em negativo será revelado, contendo oito fotos tiradas pela artista durante sua primeira viagem à cidade em 2022. Além disso, a artista utilizará pássaros de cerâmica, jarros de barro e telhas em sua composição, agregando elementos diversos à sua obra.

Advertisement

Por sua vez, a mostra “Sai-Fai: ficção científica à brasileira” abrirá ao público no dia 25 de julho como uma extensão da oficina de contos de ficção especulativa realizada pelo Laboratório de Atividades do Amanhã. Essa experiência imersiva, patrocinada pelo Santander, apresentará trechos dos contos escritos ao longo do projeto, além de ilustrações de dez artistas com estéticas diversas.

Os visitantes serão transportados para o universo de Sai-Fai por meio de um espaço imersivo que inclui uma narrativa sonora, uma videoarte e a experiência de realidade aumentada intitulada “Herança”, proposta pelo coletivo 2050. A ativação poderá ser acessada através de um QR Code presente na mostra e também no Instagram do Museu, proporcionando uma experiência interativa que dá vida às palavras, sotaques e personagens do universo de Sai-Fai.

Os contos que originaram a mostra são inspirados em movimentos como o afrofuturismo e o futurismo indígena. No total, 19 autores de todas as regiões do Brasil imaginaram contos que exploram realidades alternativas, utopias, distopias e aventuras fantásticas. Como resultado da oficina, um livro digital contendo os textos e ilustrações foi disponibilizado, podendo ser acessado por meio de um QR Code tanto no espaço físico da exposição quanto virtualmente.

As exposições “Uma Cidade na Floresta” e “Sai-Fai: ficção científica à brasileira” estarão abertas ao público no Museu do Amanhã, localizado na Praça Mauá, 1, no Centro do Rio de Janeiro. O horário de funcionamento será de terça a domingo, das 10h às 18h, com a última entrada permitida às 17h. Nas terças-feiras, a entrada será gratuita, enquanto nos demais dias os ingressos custarão R? 30 (inteira) e R? 15 (meia-entrada). As exposições serão realizadas até o dia 10 de setembro e 12 de novembro de 2023, respectivamente.

Serviço

  • Exposição Uma Cidade na Floresta, de Chourouk Hriech
  • De 11 de julho a 10 de setembro de 2023
  • Endereço.: Praça Mauá, 1 – Centro
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h (com última entrada às 17h). Às terças-feiras a entrada é gratuita. Nos demais dias, os ingressos custam R? 30 a inteira e R? 15 a meia-entrada.
  • Exposição Sai-fai: ficção científica à brasileira
  • De 25 de julho a 12 de novembro de 2023
  • Endereço.: Praça Mauá, 1 – Centro
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h (com última entrada às 17h). Às terças-feiras a entrada é gratuita. Nos demais dias, os ingressos custam R? 30 a inteira e R? 15 a meia-entrada.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu do Amanhã inaugura duas exposições em julho
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Museu do Amanhã inaugura duas exposições em julho
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui