Museu do Amanhã recebe a 7ª Conferência Internacional do Cooperativismo de Plataforma

"Esse evento propicia que novas conexões sejam feitas e os valores do cooperativismo difundidos,” disse o superintendente Sescoop/RJ

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Museu do Amanhã - Foto: Alexandre Macieira

A 7ª Conferência Internacional do Cooperativismo de Plataforma teve a sua abertura realizada, nesta sexta-feira (4), nas dependências do Museu do Amanhã. Com mais de 300 pessoas na plateia, a solenidade contou com a participação do superintendente do Sescoop/RJ, Abdul Nasser, que destacou o quanto o cooperativismo é importante para um país desigual como o Brasil, para possibilitar mobilidade social. Ele destacou ainda que o cooperativismo de plataforma pode atingir um forte crescimento no mercado e desempenhar um importante papel na economia fluminense.

“É um modelo negócio sustentável, mas que prioriza o lado humano. É importante ter em mente que os Unicórnios não conseguem se transformar em cooperativas, e essas não podem funcionar como ONGs, precisam ter a viabilidade financeira”, explicou Abdul Nasser.

Nasser ressaltou que a realização de um evento sobre o Cooperativismo de Plataforma representa uma oportunidade de tornar conhecidos os princípios que norteiam o cooperativismo, de forma que os não conhecedores da forma de organização possam nele se engajar para alcançar objetivos comuns.

“Nosso objetivo é desenvolver o cooperativismo no Rio de Janeiro e em todo o Brasil. Esse evento propicia que novas conexões sejam feitas e os valores do cooperativismo difundidos”, afirmou o representante da Sescoop/RJ.

Advertisement

Na primeira mesa da Conferência, foram apresentadas iniciativas de sucesso no âmbito do cooperativismo de plataforma, entre elas destacam-se: o coletivo de entregas Señoritas Courier, formado por mulheres e pessoas LGBTQIAP+ que fazem entregas de bicicleta; o  Appjusto, aplicativo de entregas cujos preços das entregas são definidos pelos próprios trabalhadores; e o Contrata quem Luta, assistente virtual desenvolvido pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, com a finalidade de conectar profissionais e clientes que precisam de serviços, como limpeza ou pintura.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu do Amanhã recebe a 7ª Conferência Internacional do Cooperativismo de Plataforma
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui