Museu do Índio, em Botafogo, reabre após oito anos fechado

Por enquanto, apenas o terreno está acessível, oferecendo aos visitantes um jardim cercado de vegetação, em torno de um casarão histórico de 1880

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Após oito anos fechado, o Museu do Índio, localizado na Rua das Palmeiras, 55, em Botafogo, reabre suas portas sob o nome de Museu Nacional dos Povos Indígenas. Embora por enquanto apenas o terreno esteja acessível, oferece aos visitantes um jardim encantador cercado de vegetação, em torno de um casarão histórico datado de 1880, com vista privilegiada para o Cristo Redentor.

Os visitantes podem explorar peças e livros de diversas etnias expostos na recepção do museu. Funcionários como Xmaya Kaká, da etnia Fulni-ô, o colaborador mais antigo do museu, estão à disposição para receber o público e fornecer informações.

Criado em 1953 pelo antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro, o Museu do Índio é um órgão científico-cultural da Fundação Nacional do Índio. Sendo a única instituição do governo federal brasileiro dedicada exclusivamente às culturas indígenas, tem como missão divulgar uma imagem precisa, atualizada e livre de preconceitos dessas sociedades para diversos públicos, despertando assim o interesse pela causa indígena.

Inicialmente localizado na Rua Mata Machado, no bairro do Maracanã, o museu mudou-se em 1978 para um sobrado do século XIX em Botafogo, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Nos jardins do museu, os visitantes encontram cinco ambientes distintos, incluindo uma casa e roça guarani, cozinha e casa xinguanas, e troncos do ritual xinguano Quarup.

Advertisement

O Museu Nacional dos Povos Indígenas estará aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, oferecendo aos visitantes uma experiência imersiva na cultura indígena brasileira.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu do Índio, em Botafogo, reabre após oito anos fechado
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Museu do Índio, em Botafogo, reabre após oito anos fechado
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Então o Museu do Índio havia mudado de endereço, do Maracanã para Botafogo, mas, aquele permaneceu ocupado por índios???
    Só no Brasil mesmo…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui