Museu do Pontal prepara espetáculos circenses gratuitos em celebração ao Dia das Crianças

Com uma programação gratuita, de quinta-feira (12/10) a domingo (15/10), o espaço conta performances circenses e comemora os dois anos da nova sede da instituição

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

No feriado do Dia da Criança, prepare-se para muita diversão e palhaçada no Museu do Pontal, que comemora dois anos de sua nova sede na Barra da Tijuca. De quinta-feira (12/10) a domingo (15/10), o local oferecerá uma programação especial com seis espetáculos circenses voltados para toda a família, todos com entrada gratuita.

A programação conta com a curadoria do versátil artista Ricardo Gadelha. E o diretor executivo do Museu do Pontal, Lucas Van de Beuque, destacou o sucesso do segundo ano na Barra da Tijuca: “Neste segundo ano do Museu na Barra recebemos 100 mil pessoas. Quase 20 mil participaram das 212 oficinas e espetáculos que movimentam os finais de semana, fazendo do Museu uma grande praça para reverenciar a cultura popular brasileira. Vamos comemorar esses resultados com as famílias, nosso principal público, trazendo a arte circense”

O Museu do Pontal estará aberto de quinta a domingo, com espetáculos circenses todos os dias. A nova sede do Museu do Pontal, inaugurada em outubro de 2021, reúne as características de um museu com o espírito de uma praça, oferecendo não apenas exposições, mas também uma intensa programação de espetáculos e oficinas nos finais de semana, celebrando a diversidade da cultura popular brasileira. Durante seu segundo ano de funcionamento, de outubro de 2022 a setembro de 2023, o museu alcançou a marca de 100 mil visitantes.

O percurso expositivo foi cuidadosamente concebido para encantar o público com cores e aberturas que proporcionam uma visão do amplo espaço de mil metros quadrados, onde mais de 100 artistas contribuíram com cerca de 2 mil obras. E além disso, conteúdos audiovisuais, como um jogo digital interativo de danças brasileiras, permitem que os visitantes aprendam passos de frevo, jongo, carimbó, chula e funk.

Advertisement

Em meio a esses dois anos na nova sede, o espaço homenageou grandes mestres e artistas populares, com exposições e eventos especiais. No mês passado, por exemplo, foi inaugurada a exposição “Ocupação Dona Onete” que traça a trajetória da cantora e compositora por meio de fotos, vídeos e documentos.

Programação Especial de Dia da Criança no Museu do Pontal – Circo em Destaque

Quinta-feira, 12 de Outubro:

  • 10h – Rodando: A palhaça equilibrista argentina Espuma Bruma realiza um espetáculo na corda bamba, repleto de bolhas de sabão gigantes, uma misteriosa bola de cristal e manipulação de objetos. Uma experiência marcada pela poesia, tango e humor, onde a palhaça usa o desequilíbrio como ponte para brincar com o público.
  • 16h – Telepático: Apresentado pela companhia Circo Dux, com sede no Rio de Janeiro, este espetáculo resulta de uma pesquisa que combina técnicas de mentalismo, ilusionismo, malabarismo, excêntricos musicais e humor circense. Lucas e Palito executam números virtuosos e cômicos, com demonstrações musicais excêntricas e objetos inusitados, proporcionando uma experiência única.

Sexta-feira, 13 de Outubro:

  • 16h – Homem Foca: Guga Morales, um dos maiores malabaristas do Brasil, apresenta um espetáculo recheado de improvisações, comicidade e momentos surpreendentes. Além de equilibrar objetos cotidianos de maneira inesperada, como taças sobre o fio de uma faca, ele realiza truques com corda, balões e malabarismo não convencional com bolas e monociclo girafa.

Sábado, 14 de Outubro:

  • 10h – O Homem Bola: Horácio Storani, o incrível Homem Bola, apresenta uma performance que mescla palhaçada e um balão gigante, resultando em momentos hilariantes de fusão entre um homem e um balão de gigantescas proporções.
  • 16h – Circo Teatro Saltimbanco: Com raízes no século XIX, na Itália, o Circo Teatro Saltimbanco chegou ao Brasil em 1893, com os precursores da família circense Affonso Cericola e Maria De Vitto. Ao longo de mais de cem anos, a companhia sediada em Niterói, Rio de Janeiro, formou palhaços, acrobatas, trapezistas e equilibristas ao longo de seis gerações.

Domingo, 15 de Outubro:

  • 16h – Neca Pop Star: Este espetáculo de palhaçada popular é produzido pela Cia Artística Sol Sem Dó, de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Com dramaturgia de Pereira França Neto, o Palhaço Tubinho, e direção de Fernando Sampaio, da Cia La Mínima, a peça bebe nas fontes da dramaturgia tradicional e apresenta esquetes clássicos e muito jogo cênico.

Atividades Fixas:

  • Bebês no Museu do Pontal: Todo domingo, às 10h – Roda de música, contação de histórias e movimento inspirados na cultura popular brasileira, com uma edição especial circense no dia 13 de outubro, para crianças de até 3 anos acompanhadas dos responsáveis.
  • Visita Musicada Especial: Sábados e domingos, às 11h e 15h – Visita guiada pelo acervo do Museu.
  • Baú de Brinquedos: Sábados e domingos, às 12h e 17h – Arte-educadores abrem um baú de brinquedos populares, estimulando o público a experimentá-los ao ar livre na grande praça-jardim do museu.

Informações sobre o Museu do Pontal:

  • Endereço: Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca.
  • Horário de funcionamento: De quinta a domingo, das 10h às 18h (último acesso às exposições às 17h30).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu do Pontal prepara espetáculos circenses gratuitos em celebração ao Dia das Crianças
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Museu do Pontal prepara espetáculos circenses gratuitos em celebração ao Dia das Crianças
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui