O Museu do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, recebe a última edição do ano do “Piqueniques Musicais“. O evento acontece neste sábado (16/09), com o músico Luís Carlinhos, que vai tocar canções autorais e receber convidados nos jardins do Museu. Para os pequenos há ainda atividades recreativas. O programa vem atraindo cerca de 500 pessoas em cada uma das edições.
Já no domingo (17/09), às 16h, o público poderá assistir ao espetáculo Entrelinhas e histórias, com contação e músicas. Toda a programação é gratuita! Aproveite!
Confira a programação
16/09 – 15h – Piquenique Musical
Show ao ar livre com Luis Carlinhos e convidados e brincadeiras para os pequenos. As edições do piquenique vêm atraindo cerca de 500 participantes todo mês. Esta é a última edição do ano.
17/09 – 16h – Entrelinhas e histórias
Um espetáculo de narração artística, que brinca com elementos da literatura oral através da linguagem da contação de história e de belíssimos bordados que ilustram as cenas cantadas e contadas. O repertório é composto por três contos e uma história cantada: O périplo do peixe (conto autoral de Marisa Silva); Mussá – o nome da fruta (conto de origem Banto, registrado no início do século XX); O grande baobá (conto original do Zimbabwe) e A velha (cantiga da tradição oral brasileira).
23 e 24/09 – Festival Pará no Museu do Pontal
Dois dias inteiros de programação dedicada à cultura do Pará. A programação conta com shows, feira de artesanato do Pará, estandes com comidas típicas, contações de histórias, oficinas e exposição.
Atividades Fixas
Bebês no Museu do Pontal – todo domingo, às 10h
Roda de música, contação de história e movimento inspirada no universo da cultura popular brasileira. Em junho serão utilizados instrumentos musicais e objetos feitos de material reciclado. Para crianças de até 3 anos acompanhadas dos responsáveis.
Visita Musicada Especial – Sábados e domingos, 11h e 15h. Visita guiada pelo acervo do Museu.
Baú de brinquedos – Sábados e domingos, 12h e 17h. Um baú de brinquedos populares, como ioiôs, bilboquês, petecas, piões, fantoches, elásticos e cordas para pular, giz para riscar amarelinha e bambolês, é aberto pelos arte-educadores todos os fins de semana, em dois horários. Muitas dessas brincadeiras são baseadas em esculturas vistas nas exposições, especialmente no setor Brincares – brincadeiras e brincantes. A ideia é estimular o público a experimentá-las ao ar livre, na grande praça-jardim, que fica na parte frontal do museu.
Museu do Pontal
Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca. Aberto de quinta a domingo, das 10h às 18h (o acesso às exposições se encerra às 17h30).