Museu Histórico festeja 85 anos com mostra sobre estudo da cabeça do Cristo Redentor

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, 24/09, a partir das 11h, o Museu Histórico da Cidade celebra seus 85 anos, completados em julho, com a inauguração da exposição “O Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro conta a sua história”. A exposição vai durar um ano, ficando até o dia 27/09/2020.

A mostra será composta por 60 itens como vídeos, esculturas e pinturas que contam a história do museu e da cidade. Uma das estrelas é a escultura que serviu como estudo para a construção da cabeça da estátua do Cristo Redentor. De autoria do francês Paul Landowsky, responsável pela confecção da cabeça e das mãos do Cristo, a miniatura feita em terracota mede de 70 centímetros e pesa 70 quilos.

Outros objetos icônicos como o Busto Pedro Ernesto, do século XX; a escultura em bronze Figuras de Marreca, de Mestre Valentim, do ano de 1775, estarão na mostra comemorativa. Há ainda pinturas como Parque da Cidade, de Maria Cecília Luz, e peças nunca expostas da Coleção Rio 450 anos e da Coleção Jogos Olímpicos Rio 2016.

A exposição faz parte da 13ª Primavera dos Museus, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que este ano traz como tema “Museus por dentro, por dentro dos museus”.

SERVIÇO:
“O Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro conta a sua história”
Endereço: Estrada Santa Marinha, s/nº, Gávea.
Quando: terça a domingo, das 10h às 17h.
Entrada gratuita.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui