Museu Histórico Nacional tem programação especial para a Semana de Museus 2023

Com atividades em formato on-line e presencial, todos os encontros são gratuitos e haverá emissão de certificado de participação aos interessados por meio de lista de presença

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Galeria Povos Originários (Foto: Paulo Schettino - Divulgação)

Entre hoje (15) e 21 de maio, o Museu Histórico Nacional participa da Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em comemoração ao Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio. O tema desta 21ª edição é “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, apontando para a importância dos museus na promoção de três dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global; Ação Climática e Vida na Terra.

Neste recorte, o MHN oferece ao público atividades em formato on-line e presencial. Acessibilidade, origens do território brasileiro e a relevância dos povos originários na sua preservação são abordados nos três eventos programados. Todos os encontros são gratuitos e
haverá emissão de certificado de participação aos interessados por meio de lista de presença. A primeira atividade acontece hoje às 15h, com uma “live” no canal do museu no YouTube, abordando o núcleo arqueológico na exposição “Îandé: aqui estávamos, aqui estamos”, com destaque para os sambaquis – sítios arqueológicos relacionados aos povos originários que habitaram as regiões costeiras do Brasil.

A convidada é Claudia Rodrigues-Carvalho, professora do programa de pós-graduação em Arqueologia do Museu Nacional (UFRJ), e também curadora de “Îandé”, que conversa com o diretor substituto do MHN, o museólogo e arqueólogo Pedro Heringer. No dia 18 de maio (quinta), também às 15h, o museu recebe convidados indígenas para mais uma edição de “Conversas na galeria” na exposição “Îandé”. Com o tema “Terra, patrimônio e povos originários” participam o artista e mestre em Antropologia Social Jaime Diakara Desâno e o artista e curador Denilson Baniwa, ambos amazonenses, com a mediação de Valéria Abdalla, museóloga do núcleo de Exposições do MHN. A última atividade acontece no dia 21 de maio (domingo), às 15h, com uma visita mediada pela exposição temporária “10 objetos: outras histórias”, que destaca a acessibilidade e conta com intérprete de Libras. A mediação é do educador e coordenador técnico substituto do MHN Diogo Tubbs.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu Histórico Nacional tem programação especial para a Semana de Museus 2023
lapa dos mercadores 2024 Museu Histórico Nacional tem programação especial para a Semana de Museus 2023
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui