Museu Internacional de Arte Naïf será reaberto

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Localizado no Cosme Velho, o Museu Internacional de Arte Naïf (Mian), que estava fechado desde 2016 vai reabrir as portas por conta de uma parceria com a Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage. O projeto é para o primeiro trimestre de 2019.

“A escola cuidaria do acervo e assumiria a gestão do espaço. Para voltar a funcionar, o Mian deve ter um custo anual de R$ 1 milhão. Este dinheiro, a gente ainda não tem, mas esperamos consegui-lo com projetos, fazendo a captação“, disse Fabio Szwarcwald, diretor da EAV, ao O Globo.

Curador da EAV, Ulisses Carrilho já projeta o formato da mostra, com obras naïf em diálogo com artistas contemporâneos.

“Tivemos algumas propostas não concretizadas pelos imóveis e pela coleção. Mas a melhor saída seria a reabertura do museu ao público, ainda mais em um momento em que o bairro ganha novos investimentos em cultura. O ideal seria reabri-lo com o imóvel vizinho transformado em um anexo, com café e a biblioteca de arte deixada pelo meu pai”, conta Jacqueline Finkelstein, ex-diretora e filha do fundador do museu.



O Naïf foi fundado pelo francês radicado no Rio Lucien Finkelstein (1931-2008). O O Museu foi aberto em 1995 e possuía um acervo permanente de 6.000 pinturas de artistas de 120 países. Tinha a maior coleção do gênero no mundo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu Internacional de Arte Naïf será reaberto

17 COMENTÁRIOS

  1. Como está a situação agora em 2021?
    Não vi mais placa de venda…
    Já tentaram uma associação com o museu de arte naiv de Paris?
    Esse museu precisa ser mantido. Os turistas adoram e nos também. Poderia ter cursos TB.
    Como moradora do Cosme VELHO torço muito.
    Frauke

    • Nossa ! … com a pandemia eu não estive mais no Cosme Velho… sou professora de Artes e muitas vezes levei meus alunos para visitar esta jóia do RJ !… vc teve resposta se vai reabrir ?

  2. Adorava o Museu e o seu fundador, de quem tenho gratas recordações. Estive na Inauguração da exposição “500 anos da descoberta do Brasil” junto com colegas portugueses. Faz parte do acervo do Museu o meu quadro “Partida para as descobertas portuguesas”, que receei que ficasse perdido, com o encerramento e o abandono!

  3. Fiquei muito feliz com a notícia da reabertura do Mian museu maravilhoso criado por Lucien Finkelstein fundador grande colecionador e incentivador da arte naif que me conduziu pelo projeto “futuros grandes da arte naif ” ao mundo da pintura deixando de lado a arquitetura
    Eu sou a Bebeth

  4. Foi o melhor presente de Natal dado pelo Papai do céu. No ultimo dia 29 deste mês estive no MIAN, com mais 3 colegas, artistas naifs do museu. Fomos entrevistados pela Museologa Natália Pamio, a qual reside em Portugal e veio exclusivamente fazer este documentário com os artistas naifs, onde abordamos inclusive a necessidade e importância de reabrir o Museu Internacional de Arte Naif do Brasil. São inúmeros os turistas que batem à porta deste Museu e lamentam voltarem ao seu país sem visitar este museu. Fica localizado no Cosme Velho, vizinho a entrada do bondinho do Corcovado, onde diariamente circulam milhares de turistas que visitam o Rio de Janeiro. Agradeço primeiramente a Deus por ouvir nossas orações e a todos que de alguma forma contribuíram para o engrandecimento da cultura do nosso Brasil. Aguardávamos ansiosos pela reabertura do nosso MIAN.

  5. MARAVILHOSO ESSE ACONTECIMENTO DE REABERTURA DO MUSEU DE ART NAIF. COMECEI A PINTAR DA FORMA NAIF E DEPOIS DESENVOLVI MEU TRABALHO E HOJE SOU UM EXPRESSIONISTA ABSTRATO. QUE ESSA REABERTURA O MUSEU É UMA GRANDE ATRAÇÃO PARA OS TURISTAS ESTRANGEIROS E BRASILEIROS DE OUTROS ESTADOS. SOU CARIOCA E FIQUEI MUITO FELIZ COM ESSA NOTICIA. PAULO DALLIER

  6. Sou carioca mas vivo em Portugal há mais de 50 anos. No entanto, vou ao
    Rio de 5 em 5 anos. E como carioca tipica que sou vou sempre a Igreja de São Judas Tzadeu , e assim, depois das mi has orações vou visitar o Museo , SEMPRE, que adoro bj

  7. Foi a melhor notícia que recebi nesse fim de ano. Em conversa de outubro/18 com a pintora NAIF Glória Barbosa, lamentavamos o fechamento do museu e a possibilidade de venda do acervo.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui