Por André Delacerda
Uma excelente noticia para os cariocas e turistas, é a reabertura de salas de exposições do Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista.
O centenário palácio que já foi a residencial oficial do Rei D. João VI, D. Pedro I e II, reabre em grande estilo suas salas com uma exposição muito interessante que retrata a fauna e flora encontrada pelos naturalistas que viajaram pelo território brasileiros no século XIX.
Uma das peças mais aguardadas do acervo do museu e que volta a ser expostas é o esqueleto de baleia jubarte – as crianças vão adorar – com 16 metros de comprimento.
Parte do acervo da exposição, que se inicia na próxima quarta-feira (15/10), contará com espécies flora e fauna brasileira, que foram catalogados por Domingo Vandelli em suas viagens pelo Brasil e outros países.
Uma curiosidade sobre o médico e pesquisador Vandelli é que o mesmo influenciou vários nomes da história como D. Pedro I e inclusive orientou D. João VI a criar o Jardim Botânico do Rio.
A mostra estará assim disposta pelos salões do Museu Nacional:
- – carta de boas-vindas escrita por Vandelli;
- – sala dedicada a Angola, com fotos as primeiras fotos feitas por Cunha Moraes no ano de 1877, sobre aquele território e artefatos;
- – exposição de um grande elefante taxidermizado, uma escultura de madeira, feita por africanos, representando o homem branco;
- – exposição do esqueleto da baleia jubarte;
- – mostra da representação da botânica;
- – mostra sobre o início da museologia.
Segundo os organizadores da exposição, haverá uma serie de atividades como passeio de balão pela Quinta da Boa Vista, e uma surpresa será um camelo na porta do secular palácio na abertura da exposição.
Vamos aguardar ansiosos a abertura desta importante exposição, e aproveitar para descobrir e redescobrir a fauna, flora e história guardada no Museu Nacional.