Museu Nacional/UFRJ celebra 206 anos com programação gratuita na Quinta da Boa Vista

Mostra de acervos do Museu, Samba Independente dos Bons Costumes, Feira Junta Local e UniCirco Marcos Frota são algumas das atrações do domingo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Felipe Cohen/Divulgação

O Museu Nacional/UFRJ vai celebrar seus 206 anos com uma diversa programação educativa e cultural no domingo (09/06), na Quinta da Boa Vista. O evento é uma parceria com o Projeto Museu Nacional Vive (cooperação entre UFRJ, UNESCO e Instituto Cultural Vale) e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Na Tenda Científica, que será instalada em frente à estátua de D. Pedro II, o público terá contato com acervos científicos e culturais do Museu, como fósseis paleontológicos, besouros, peixes, moluscos, objetos sagrados de religiões afrobrasileiras e registros da imigração japonesa. Serão mais de trinta estandes voltados à interação entre pesquisadores do Museu e a comunidade.

A programação cultural tem atrações para todas as idades. Participando pela primeira vez de um evento do Museu, as crianças do Quilombo Sobara de Araruama vão apresentar o seu Grupo Batuque Reciclado, a partir das 10h15. Na sequência, as acrobacias e as danças do UniCirco Marco Frota vão envolver o público. No período da tarde, um cortejo cultural ao som de músicas de Luiz Gonzaga vai se espalhar pela Quinta da Boa Vista sob o comando do Bloco Cordão da Tia Juca e da Quadrilha Rastapé nas Alturas. Encerrando as atividades com uma roda de samba, o grupo Samba Independente dos Bons Costumes (SIBC) se apresenta a partir das 15h30.

Advertisement

Vamos celebrar os 206 anos do nosso Museu Nacional com esse evento que já se tornou tradição. Estaremos de braços abertos para receber o público, mostrando que o primeiro museu do Brasil segue cientificamente relevante e presente no cotidiano da população. Todos serão bem-vindos, mas gostaríamos de convidar especialmente cariocas e turistas que ainda não tem o hábito de ir à Quinta da Boa Vista nos finais de semana. Venham ver o que os pesquisadores têm descoberto e os avanços nas obras de reconstrução do Paço de São Cristóvão”, convida o professor Alexander Kellner, diretor do Museu.

De acordo com Lucia Basto, gerente executiva do Projeto Museu Nacional Vive, a realização do Aniversário “evidencia o compromisso das instituições parceiras do Museu não apenas com a evolução das obras e projetos técnicos, mas também com o desenvolvimento de programas educativos, culturais e de integração entre o Museu e a comunidade”. O público também poderá visualizar a Linha do Tempo da reconstrução do Museu Nacional por meio de fotografias e vídeos sobre a evolução dos trabalhos para devolver a instituição à sociedade.

O evento terá ainda intérprete de libras, réplicas de acervos que poderão ser manuseadas pelo público, visitas educativas, atividades promovidas por instituições parceiras e uma edição especial da Feira Junta Local, com cerca de 40 produtores comercializando alimentos das 10h às 17h.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu Nacional/UFRJ celebra 206 anos com programação gratuita na Quinta da Boa Vista
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Museu Nacional/UFRJ celebra 206 anos com programação gratuita na Quinta da Boa Vista
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui