Museu Nacional/UFRJ celebra 206 anos com programação gratuita na Quinta da Boa Vista

O evento terá intérprete de libras, réplicas de acervos que poderão ser manuseadas pelo público, visitas educativas, atividades promovidas por instituições parceiras e uma edição especial da Feira Junta Local

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Crianças participam de atividades científicas e artísticas no Museu Nacional/UFRJ (Foto: Divulgação)

Primeiro museu e primeira instituição científica do Brasil, o Museu Nacional/UFRJ vai celebrar seus 206 anos com uma diversa programação educativa e cultural no domingo, dia 9, na Quinta da Boa Vista. O evento é uma parceria com o Projeto Museu Nacional Vive (cooperação entre UFRJ, UNESCO e Instituto Cultural Vale) e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Na Tenda Científica, que será instalada em frente à estátua de D. Pedro II, o público terá contato com acervos científicos e culturais do Museu, como fósseis paleontológicos, besouros, peixes, moluscos, objetos sagrados de religiões afrobrasileiras e registros da imigração japonesa. Serão mais de trinta estandes voltados à interação entre pesquisadores do Museu e a comunidade.

A programação cultural tem atrações para todas as idades. Participando pela primeira vez de um evento do Museu, as crianças do Quilombo Sobara de Araruama vão apresentar o seu Grupo Batuque Reciclado, a partir das 10h15. Na sequência, as acrobacias e as danças do UniCirco Marco Frota vão envolver o público. No período da tarde, um cortejo cultural ao som de músicas de Luiz Gonzaga vai se espalhar pela Quinta da Boa Vista sob o comando do Bloco Cordão da Tia Juca e da Quadrilha Rastapé nas Alturas. Encerrando as atividades com uma roda de samba, o grupo Samba Independente dos Bons Costumes (SIBC) se apresenta a partir das 15h30.

Advertisement

“Vamos celebrar os 206 anos do nosso Museu Nacional com esse evento que já se tornou tradição. Estaremos de braços abertos para receber o público, mostrando que o primeiro museu do Brasil segue cientificamente relevante e presente no cotidiano da população. Todos serão bem-vindos, mas gostaríamos de convidar especialmente cariocas e turistas que ainda não tem o hábito de ir à Quinta da Boa Vista nos finais de semana. Venham ver o que os pesquisadores têm descoberto e os avanços nas obras de reconstrução do Paço de São Cristóvão”, convida o professor Alexander Kellner, diretor do Museu.

De acordo com Lucia Basto, gerente executiva do Projeto Museu Nacional Vive, a realização do Aniversário “evidencia o compromisso das instituições parceiras do Museu não apenas com a evolução das obras e projetos técnicos, mas também com o desenvolvimento de programas educativos, culturais e de integração entre o Museu e a comunidade”. O público também poderá visualizar a Linha do Tempo da reconstrução do Museu Nacional por meio de fotografias e vídeos sobre a evolução dos trabalhos para devolver a instituição à sociedade.

O evento terá ainda intérprete de libras, réplicas de acervos que poderão ser manuseadas pelo público, visitas educativas, atividades promovidas por instituições parceiras e uma edição especial da Feira Junta Local, com cerca de 40 produtores comercializando alimentos das 10h às 17h.

PROGRAMAÇÃO

206 ANOS DO MUSEU NACIONAL/UFRJ

Domingo, 09/06/2024 | Quinta da Boa Vista

TENDA CIENTÍFICA

10h às 16h – Atividades educativas

Acervos dos diversos setores do Museu Nacional/UFRJ

TENDA CULTURAL

10h15 – Batuque reciclado – quilombo Sobara

11h30 – UniCirco Marcos Frota

13h – Cordão da Tia Juca e Quadrilha Rastapé nas Alturas

15h30 – Samba Independente dos Bons Costumes (SIBC)

VISITAS EDUCATIVAS

10h e 14h – Conhecendo o Museu e a Quinta

Ponto de encontro: Estátua de D. Pedro II

11h e 14h – Herbário: o que é isso? +Visita guiada no lab COLBIO

Ponto de encontro: Portão do Horto Botânico

Necessidade de inscrição prévia

FEIRA JUNTA LOCAL

Das 10h às 17h

OUTRAS ATIVIDADES

Das 10h às 17h

Mostra fotográfica “Linha do Tempo da Reconstrução”

Projeto Museu Nacional Vive

Jogos de tabuleiro – IFRJoga

IFRJ – Duque de Caxias

Espaço Geomamas

ABMGEO/RJ

Experiências “Cuidados com insetos” e “Estamos grávidos”

Museu da Vida/FIOCRUZ

Ponto de coleta de resíduos eletrônicos

Reciclotron

Serviço

Aniversário de 206 anos do Museu Nacional/UFRJ

Data e horário: 09 de junho (domingo), das 10h às 17h

Local: Quinta da Boa Vista – Av. Pedro II, s/n – São Cristóvão, Rio de Janeiro – RJ

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Museu Nacional/UFRJ celebra 206 anos com programação gratuita na Quinta da Boa Vista
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Museu Nacional/UFRJ celebra 206 anos com programação gratuita na Quinta da Boa Vista
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui