Primeiro museu e primeira instituição científica do Brasil, o Museu Nacional/UFRJ vai celebrar seus 206 anos com uma diversa programação educativa e cultural no domingo, dia 9, na Quinta da Boa Vista. O evento é uma parceria com o Projeto Museu Nacional Vive (cooperação entre UFRJ, UNESCO e Instituto Cultural Vale) e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
Na Tenda Científica, que será instalada em frente à estátua de D. Pedro II, o público terá contato com acervos científicos e culturais do Museu, como fósseis paleontológicos, besouros, peixes, moluscos, objetos sagrados de religiões afrobrasileiras e registros da imigração japonesa. Serão mais de trinta estandes voltados à interação entre pesquisadores do Museu e a comunidade.
A programação cultural tem atrações para todas as idades. Participando pela primeira vez de um evento do Museu, as crianças do Quilombo Sobara de Araruama vão apresentar o seu Grupo Batuque Reciclado, a partir das 10h15. Na sequência, as acrobacias e as danças do UniCirco Marco Frota vão envolver o público. No período da tarde, um cortejo cultural ao som de músicas de Luiz Gonzaga vai se espalhar pela Quinta da Boa Vista sob o comando do Bloco Cordão da Tia Juca e da Quadrilha Rastapé nas Alturas. Encerrando as atividades com uma roda de samba, o grupo Samba Independente dos Bons Costumes (SIBC) se apresenta a partir das 15h30.
“Vamos celebrar os 206 anos do nosso Museu Nacional com esse evento que já se tornou tradição. Estaremos de braços abertos para receber o público, mostrando que o primeiro museu do Brasil segue cientificamente relevante e presente no cotidiano da população. Todos serão bem-vindos, mas gostaríamos de convidar especialmente cariocas e turistas que ainda não tem o hábito de ir à Quinta da Boa Vista nos finais de semana. Venham ver o que os pesquisadores têm descoberto e os avanços nas obras de reconstrução do Paço de São Cristóvão”, convida o professor Alexander Kellner, diretor do Museu.
De acordo com Lucia Basto, gerente executiva do Projeto Museu Nacional Vive, a realização do Aniversário “evidencia o compromisso das instituições parceiras do Museu não apenas com a evolução das obras e projetos técnicos, mas também com o desenvolvimento de programas educativos, culturais e de integração entre o Museu e a comunidade”. O público também poderá visualizar a Linha do Tempo da reconstrução do Museu Nacional por meio de fotografias e vídeos sobre a evolução dos trabalhos para devolver a instituição à sociedade.
O evento terá ainda intérprete de libras, réplicas de acervos que poderão ser manuseadas pelo público, visitas educativas, atividades promovidas por instituições parceiras e uma edição especial da Feira Junta Local, com cerca de 40 produtores comercializando alimentos das 10h às 17h.
PROGRAMAÇÃO
206 ANOS DO MUSEU NACIONAL/UFRJ
Domingo, 09/06/2024 | Quinta da Boa Vista
TENDA CIENTÍFICA
10h às 16h – Atividades educativas
Acervos dos diversos setores do Museu Nacional/UFRJ
TENDA CULTURAL
10h15 – Batuque reciclado – quilombo Sobara
11h30 – UniCirco Marcos Frota
13h – Cordão da Tia Juca e Quadrilha Rastapé nas Alturas
15h30 – Samba Independente dos Bons Costumes (SIBC)
VISITAS EDUCATIVAS
10h e 14h – Conhecendo o Museu e a Quinta
Ponto de encontro: Estátua de D. Pedro II
11h e 14h – Herbário: o que é isso? +Visita guiada no lab COLBIO
Ponto de encontro: Portão do Horto Botânico
Necessidade de inscrição prévia
FEIRA JUNTA LOCAL
Das 10h às 17h
OUTRAS ATIVIDADES
Das 10h às 17h
Mostra fotográfica “Linha do Tempo da Reconstrução”
Projeto Museu Nacional Vive
Jogos de tabuleiro – IFRJoga
IFRJ – Duque de Caxias
Espaço Geomamas
ABMGEO/RJ
Experiências “Cuidados com insetos” e “Estamos grávidos”
Museu da Vida/FIOCRUZ
Ponto de coleta de resíduos eletrônicos
Reciclotron
Serviço
Aniversário de 206 anos do Museu Nacional/UFRJ
Data e horário: 09 de junho (domingo), das 10h às 17h
Local: Quinta da Boa Vista – Av. Pedro II, s/n – São Cristóvão, Rio de Janeiro – RJ