Música Clássica: harpista Cristina Braga realiza concerto especial na Casa Museu Eva Klabin neste sábado

Harpista apresenta repertório com composições de Heitor Villa-Lobos, Tom Jobim, Jacob do Bandolim, entre outros sucessos. Entrada gratuita.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Harpista Cristina Braga (Foto Diego Mendes)

Uma das maiores harpistas do Brasil, Cristina Braga vai apresentar o concerto “SOM. Um recital para celebrar 45 anos ao lado da harpa!”, na Casa Museu Eva Klabin, neste sábado, dia 11 de maio, às 17h. Com entrada franca, o programa faz parte da série “Concertos de Eva”, que conta com a curadoria musical de Tomaz Soares e promove apresentações de recitais e concertos de formações camerísticas, reafirmando a vocação da Casa Museu Eva Klabin como um espaço de fomento e difusão da performance musical.

O repertório de Cristina Braga conta com canções originais e com peças que embalaram a história da música brasileira, como “Veleiros, Melodia Sentimental” – da obra “A Floresta do Amazonas” -, “IV Tocatta”(“O Trenzinho do Caipira”), “Choro nº1” (“Chôro Típico Brasileiro”), “Bachiana Brasileiras n. 5″,de Heitor Villa-Lobos; “Santa Morena”, de Jacob do Bandolim; “Insensatez” e “Chovendo na Roseira”, de Tom Jobim; “Sol com Chuva”, de Cristina Braga e Ricardo Medeiros; e entre outras músicas que fazem parte da carreira da artista.

“A harpa, com um som que se aproxima ora da água ora do vento, relembra que somos parte da natureza. Que tudo o que é criado tem uma frequência, e a partir dela se estabelecem esculturas, rendas de ar, na mão dos instrumentistas. Estas estruturas sonoras passeiam pelo corpo e a alma humanas devolvendo um coração refeito, ânimo, e a vontade de viver”, reflete Cristina sobre a sonoridade da harpa.

Entre seus inúmeros feitos, Cristina Braga é uma das responsáveis por popularizar a harpa no Brasil. Musicista e harpista de formação, tem mais de 18 álbuns lançados e fez gravações com Titãs, Lenine, Ana Carolina, Marisa Monte, Chico Buarque, Francis e Olívia Hime, Menescal, Leila Maria. Envolvida com eventos culturais, idealizou festivais no Vale do Paraíba, como o Festival Vale do Café, o FLOR Atlântica e A FLAMA Festa das Luzes, ao lado de Ricardo e Paulo César Medeiros. Foi uma das diretoras do Congresso Mundial de Harpas durante mais de uma década e hoje é professora de Harpa da UFRJ, além de presidente do Convention & Visitors Bureau do Vale do Café.

Advertisement

“É uma imensa satisfação oferecer, no coração da zona sul do Rio, concertos com entrada franca de consagrados intérpretes de música erudita e popular, como Cristina Braga. Estamos honrando o legado de Eva Klabin que, ao longo de sua vida neste espaço, incentivava os encontros e a disseminação da cultura, promovendo tanto novos talentos quanto figuras já renomadas no cenário brasileiro e mundial”, celebra Vanderlea Paiva, diretora da Casa Museu. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria a partir das 16h.

SERVIÇO:
Dia: 11 de maio (sábado), às 17h
Local: Casa Museu Eva Klabin (Av. Epitácio Pessoa, 2480 – Lagoa)
Entrada gratuita. Retirada dos ingressos a partir de 16h na bilheteria.
Capacidade: 80 pessoas
Classificação livre

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Música Clássica: harpista Cristina Braga realiza concerto especial na Casa Museu Eva Klabin neste sábado
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Música Clássica: harpista Cristina Braga realiza concerto especial na Casa Museu Eva Klabin neste sábado
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui