O Outeiro da Glória se prepara para um evento musical especial, nesta sexta-feira (11/08), às 18h, no auditório da Igreja na Praça Nossa Senhora da Glória. O evento celebrará a padroeira Nossa Senhora da Glória e contará com a prestigiosa série do “Música no Museu”.
No encontro musical serão apresentadas nove composições distintas da Ave Maria, além de um coral de aleluia. A emocionante apresentação será conduzida pelas 37 vozes do Madrigal Cruz Lopes, composto por 13 sopranos, 11 contraltos, 8 tenores e 5 barítonos. A harmonia das vozes será complementada pelo piano de Luís Eduardo Louro.
O repertório abarcou desde composições renascentistas baseadas no texto bíblico da Ave Maria até sambas-canção de autores como Jaime Redondo e Vicente de Paiva, originalmente gravados pelo Trio de Ouro em 1950 e posteriormente incorporados ao repertório da Igreja Católica após uma apresentação de Fafá de Belém ao Papa João Paulo II em 1997.
Além desses, o recital também incluiu as clássicas melodias de Ave Maria, incluindo a composição do austríaco Franz Schubert (1797-1828) e a peça do compositor romântico francês Charles Gounod, que em 1853 recriou a melodia do “Prelúdio em Dó Maior” de Johann Sebastian Bach, escrito mais de cem anos antes.
Heitor Villa-Lobos (1887-1959), famoso por sua “Ave Maria” brasileira, também figurou no repertório. O maestro José Machado Neto, regente do Madrigal Cruz Lopes, explicou: “Queríamos incluir várias vertentes da ‘Ave Maria’ brasileira, além das mais consagradas, como as de Schubert e Gounod/Bach. Também selecionamos peças que nos agradam muito, como a de [italiano Pietro] Mascagni, e peças mais antigas, desde a Renascença, como a de [franco-flamengo Jacob] Arcadelt, do Século XVI“.
“Esta não é a única vertente do madrigal Madrigal Cruz Lopes. Vamos de trilhas de filmes populares a árias de óperas. O foco nas diferentes canções de ‘Ave Maria’ se deve à comemoração da Nossa Senhora da Glória, à qual fomos convidados pelo Música no Museu, com base em apresentações que já fizemos nesta linha, como na Igreja de Nossa Senhora da Lapa, sempre com muito sucesso. Depois, já participamos, também, da Nossa Senhora da Glória e o público é sempre grande e muito receptivo, entusiasmado”, ressalta o maestro.
Após as canções de Ave Maria, o recital faz seu encerramento com o coral de “Aleluia”, do “Oratório do Messias”, de 1742, do alemão Georg Freidrich Haendel.
- Serviço: Madrigal Cruz Lopes – Ave Maria
- Local: Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro / Praça Nossa Senhora da Glória, 26, Outeiro da Glória
- Data: 11/08 – 18h
- Entrada Franca