Canções natalinas e de Ave Maria são os destaques dos Concertos de Natal que formam a programação de dezembro da série Música no Museu, encerrando o 26º ano consecutivo do mais antigo projeto de música clássica e similares do Brasil em atividade. Sempre com entrada franca, desde 1997, o projeto leva música de qualidade a museus, centros culturais, pontos turísticos e históricos do Rio de Janeiro.
A programação começa trazendo “Clássicos de Natal” em formato instrumental, com o oboé de Pierre Jatobá e o koto (espécie de harpa japonesa) de Alejandro Barros, quarta-feira, dia 13, às 12h30, no Centro Cultural Banco do Brasil. Na quinta (14/12), às 18h, sob regência de Anton Steuxner, o Madrigal do Leme canta o “Natal Através dos Séculos”, no Centro Cultural da Justiça Federal, na Cinelândia
Na sexta-feira, dia 15/12 além de canções natalinas, o Madrigal Cruz Lopes entoa as mais consagradas canções de Ave Maria no auditório de 200 lugares do Espaço Cultural Sesc, no Flamengo. Suas 37 vozes (13 sopranos, 11 contraltos, 8 tenores e 5 barítonos) cantam de músicas renascentistas a samba-canção, passando por compositores como Franz Schubert, Gounod/Bach e Heitor Villa-Lobos. “Quisemos incluir as canções brasileiras de ‘Ave Maria’, além das mais consagradas. Também fizemos questão de trazer algumas e que gostamos muito, entre as quais a do [italiano Pietro] Mascagni, e mais antigas, desde a Renascença, como do [franco-flamengo Jacob] Arcadelt, do Século XVI”, perfila o maestro José Machado Neto, diretor musical e regente do Madrigal Cruz Lopes.
Na semana seguinte, a Orquestra do Centro Cultural Feso Pro Arte, de Teresópolis, toca “Clássicos de Natal” para até 500 pessoas na Igreja da Ressurreição, no Arpoador, às 19h da terça-feira, dia 19 – logo após a missa em benção do Música no Museu, que será às 18h.
O barítono Luiz Bomfim e a pianista Regina Lacerda encerram a temporada 2023 da série Música no Museu com o recital “É Tempo de Natal”, na quarta (20), às 12h30, no CCBB.
Serviço
MÚSICA NO MUSEU – CONCERTOS DE NATAL 2023
Dia 13 (quarta-feira) 12h30
Pierre Jatobá (oboé) e Alejandro Barros (koto) – ‘Clássicos de Natal’
CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março 66, 4º andar (sala 26)
Capacidade: 90 lugares
Dia 14 (quinta-feira), 18h
Madrigal do Leme, regência de Anton Steuxner – ‘Natal Através dos Séculos’
CCJF – Centro Cultural Justiça Federal
Avenida Rio Branco, 241, Cinelândia (Centro)
Capacidade: 82 lugares
Dia 15, (sexta-feira), 19h
Madrigal Cruz Lopes, regência de José Machado Neto – ‘Canções de Ave Maria e de Natal’
Espaço Cultural Sesc
Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo
Capacidade: 200 lugares
Dia 19 (terça-feira), 19h
Orquestra do Centro Cultural Feso Pro Arte, de Teresópolis – ‘Clássicos de Natal’
Igreja da Ressurreição
Rua Francisco Otaviano, 99, Arpoador
Capacidade: 500 lugares
Missa em Benção do Música no Museu às 18h
Dia 20 (quarta-feira), 12h30
Luiz Bomfim (barítono) e Regina Lacerda (piano) – ‘É Tempo de Natal’
CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março 66, 4º andar (sala 26)
Capacidade: 90 lugares
Todas as apresentações têm entrada franca