Música no Museu se torna Patrimônio Cultural do Rio

O mérito foi concedido ao projeto pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro por ser considerado como a maior série de música clássica do país

Foto: Divulgação

O Música no Museu foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro em 2022, quando completa 25 anos. O mérito foi concedido ao projeto pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro por ser “considerado pelo Rank Brasil, a versão brasileira do Guinness Book, como a maior série de música clássica do país”.

Os vereadores também justificam a honraria destacando que “o Música no Museu registra um público superior a 1 milhão de pessoas que assistem aos seus concertos gratuitos.”

A proposta dos vereadores Chico Alencar, Carlos Caiado e Átila Nunes, que se tornou lei neste mês de setembro, diz ainda que a programação de Norte a Sul do Brasil estimula a participação de jovens talentos e de iniciativas de projetos de inclusão social através da música desenvolvidos em comunidades.

Sérgio Costa, diretor do projeto, ressalta que a iniciativa “é um presente e uma surpresa muito gratificante que poucas entidades possuem. Agora fazemos parte ao lado Orquestra Sinfônica Brasileira dessa galhardia.”

Por toda sua trajetória desde 1997, recebeu 30 prêmios nacionais e internacionais, entre eles a Ordem do Mérito Cultural, Golfinho de Ouro, Ordem do Mérito Carioca, Urbanidades do IAB, Mérito da Justiça e o Prêmio Heloneida Studart concedido pela Alerj. E os internacionais Cultura Viva, da Unesco, Latin American Quality Awards (PUC em Buenos Aires), Cultura Viva em Madrid e Excelência em Cultura em Lisboa.

Programação do Música no Museu 2022

O Música no Museu dá continuidade à sua programação 2022 em homenagem aos 200 Anos da Independência do Brasil. A data está sendo celebrada com concerto.  

Nesta quinta-feira (23/09), ao meio-dia e meia, no Museu da Vida, o recital será com Raphael dos Santos (violão). Participação especial, de Caca Guifer (flauta transversa e sax soprano) e de Ronaldo Justo (cavaquinho). No programa, músicas brasileiras e internacionais. O Museu fica na Avenida Brasil 4365, no Centro de Recepção, Manguinhos.

Já no sábado (24/09), às seis horas, no Palácio São Clemente – Consulado de Portugal, será apresentado o Sarau da Independência, com Adriana Kellner, Cecilia Guimaraes, Fernanda Cruz, Maria Helena de Andrade, pianos. Direção Artistica: Maria Helena de Andrade. O Palácio fica na Rua São Clemente 424, em Botafogo.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui