Mutirão de limpeza na praia do Leme leva educação ambiental e conscientização para a população

Ação do Movimento Plástico transforma e do Recicla Orla está marcada para o dia 26 de novembro às 9h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Maurício Pereira

O Movimento Plástico Transforma, iniciativa criada pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), em parceria com o Recicla Orla, projeto de sustentabilidade da Orla Rio com a startup Polen, realizará no próximo sábado, dia 26/11, a partir das 9h, um mutirão de limpeza na Praia do Leme (RJ), no Quiosque Espaço A, local já conhecido por ações sustentáveis. A ação conta com voluntários e é aberta a pessoas interessadas a participarem do movimento.

O Recicla Orla, em parceria com a startup de sustentabilidade Polen, nasceu para transformar uma triste realidade da coleta seletiva no Rio de Janeiro. O projeto consiste na colocação, gestão e operação de pontos de entrega voluntária em toda a orla, com o objetivo de educar e conscientizar a sociedade sobre a necessidade e a importância da educação ambiental, a fim de estimular o descarte correto de resíduos, a economia circular e a reciclagem.

“Trata-se de uma revolução na maneira como os resíduos das praias e seu entorno são tratados hoje. Além disso, temos a primeira orla do mundo com um programa de reciclagem contínuo, que atende não só os quiosques, mas também os frequentadores e moradores locais. Queremos ajudar nessa conscientização de que uma ação sustentável, por menor que seja, constrói o todo e torna o planeta um lugar melhor para se viver. O meio ambiente é nosso e precisamos começar essa mudança agora”, conta João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.

De acordo com a Mariana Cardoso, do Movimento Plástico Transforma, a ação é uma importante ferramenta de educação ambiental para a população. “A mobilização e a conscientização da sociedade são necessárias para reduzirmos consideravelmente os resíduos nas areias das praias. Acreditamos que é possível realizar uma gestão mais eficaz dos resíduos plásticos que, se destinados corretamente para a reciclagem, têm um alto potencial de se transformar e retornar à sociedade”, explica.

Advertisement

O Movimento Plástico Transforma

A iniciativa busca, por meio de diversas ações e conteúdos, mostrar a importância da economia circular e do poder transformador do plástico. No ano passado, por exemplo, a iniciativa recolheu os copos plásticos da 96ª Corrida Internacional de São Silvestre, reciclou e os transformou em caixas organizadoras que foram entregues para alunos e professores de escolas públicas. Em 2019, a mesma ação possibilitou que os copos virassem lixeiras.

“Na economia circular o foco é conscientizar sobre o consumo responsável, o descarte correto, a utilização do resíduo reciclável como matéria-prima por meio da reciclagem. Dentro deste modelo, o plástico é visto como uma solução por ser versátil e possibilitar a transformação em novos produtos, além de ser mais durável, o que viabiliza ainda mais o reaproveitamento e reciclagem sob todos os aspectos”, complementa Mariana.

Programa Recicla Orla – Orla Rio e Polen

O Recicla Orla é um iniciativa sustentável que promove a coleta e a reciclagem de resíduos sólidos descartados na orla do Rio. O projeto consiste na colocação, gestão e operação de pontos de entrega voluntária localizados nos quiosques da orla. Dessa forma, tanto os frequentadores da praia, quanto os quiosques da orla e até mesmo os moradores da região dispõem de uma alternativa sustentável para descarte de seus resíduos pós-consumo. Todo material coletado é reciclado e volta para o ciclo de produção. Desde o início do projeto, já foram recicladas mais de 1763 toneladas de materiais recicláveis.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mutirão de limpeza na praia do Leme leva educação ambiental e conscientização para a população
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui