Mutirão do Detran.RJ oferece emissão de identidade para estudantes que prestarão o ENEM

Esta ação, que ocorrerá no sábado (21/10), abrangerá estudantes que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), vestibulares, cursos e concursos, como o Colégio Militar e Pedro II

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Alexandre Simonini

No próximo sábado (21/10) o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran.RJ) promoverá um mutirão exclusivo com o objetivo de fornecer carteiras de identidade a estudantes que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), vestibulares, cursos e concursos, como o Colégio Militar e Pedro II. O evento ocorrerá em mais de 120 postos de identificação civil do órgão, abrangendo todas as regiões do Estado do Rio.

O atendimento será realizado por ordem de chegada, com a distribuição de senhas, eliminando a necessidade de agendamento prévio. Os serviços oferecidos compreendem a emissão da primeira e segunda vias da identidade. Para ter acesso aos serviços, os estudantes devem apresentar o comprovante de inscrição nos exames, vestibulares, cursos ou concursos, bem como uma cópia autenticada ou o original da certidão de nascimento (para solteiros) ou de casamento. Os postos de atendimento funcionarão das 8h às 14h, exceto os situados em shoppings, que abrirão das 10h às 16h.

É importante observar que a emissão da primeira via da identidade é gratuita. Já para a segunda via, é aplicada uma taxa de R$ 48,88. E nesse caso, os estudantes têm a opção de efetuar o pagamento através do DUDA de código 500-2, emitido no site do Banco Bradesco. E além disso, aqueles que recebem até um salário-mínimo, estão desempregados ou se encontram em situação de reconhecida carência financeira podem solicitar isenção da taxa, mediante apresentação de uma declaração de hipossuficiência, uma declaração de isenção emitida pela Fundação Leão XII ou uma decisão de autoridade judicial.

E vale ressaltar que a carteira de identidade emitida para crianças e adolescentes precisa ser renovada quando o titular completa 18 anos de idade e a segunda via solicitada nos 30 dias anteriores ao 18º aniversário será isenta de taxa.

Advertisement

No sábado subsequente, no dia 30 de setembro, devido a este mutirão especial, não serão disponibilizadas vagas para agendamento do público em geral para os serviços de identificação civil.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mutirão do Detran.RJ oferece emissão de identidade para estudantes que prestarão o ENEM
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui