Mutirão promove limpeza da Praia do Leme no próximo sábado

Ação será voluntária e qualquer pessoa pode participar. O objetivo do projeto também conta com a conscientização da sociedade sobre a necessidade e a importância da educação ambiental, a fim de estimular o descarte correto de resíduos

CC0 Domínio público - Foto: PXHERE

O Movimento Plástico Transforma, em parceria com o Recicla Orla, promove uma ação de limpeza na Praia do Leme, na Zona Sul do Rio, no próximo sábado, (26/11), a partir das 9h. O mutirão conta com a ação de voluntários e qualquer pessoa pode participar. Cerca de 30 crianças participarão junto de seus responsáveis.

O mutirão de limpeza começará no Quiosque Espaço A, no Leme, onde já é comum acontecer ações em prol da educação e sustentabilidade.

O Recicla Orla é um projeto que consiste na colocação, gestão e operação de pontos de entrega voluntária em toda a orla, com o objetivo de educar e conscientizar a sociedade sobre a necessidade e a importância da educação ambiental, a fim de estimular o descarte correto de resíduos, a economia circular e garantir a reciclagem.

“Trata-se de uma revolução na maneira como os resíduos das praias e seu entorno são tratados hoje. Além disso, temos a primeira orla do mundo com um programa de reciclagem contínuo, que atende não só os quiosques, mas também os frequentadores e moradores locais. Queremos ajudar nessa conscientização de que uma ação sustentável, por menor que seja, constrói o todo e torna o planeta um lugar melhor para se viver. O meio ambiente é nosso e precisamos começar essa mudança agora”, conta João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.

Um dos objetivos do projeto Movimento Plástico transforma é mostrar a potência lucrativa da reciclagem.

“Na economia circular o foco é conscientizar sobre o consumo responsável, o descarte correto, a utilização do resíduo reciclável como matéria-prima por meio da reciclagem. Dentro deste modelo, o plástico é visto como uma solução por ser versátil e possibilitar a transformação em novos produtos, além de ser mais durável, o que viabiliza ainda mais o reaproveitamento e reciclagem sob todos os aspectos”.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui