Entre o sol e a chuva nosso Rio de Janeiro segue como o coração cultural do Brasil. São tantos eventos ao mesmo tempo que fica até difícil escolher. Só de festival de cinema tem chinês, francês e italiano. Porém, tem muito mais rolando pelo Estado do Rio de Janeiro. A seguir, confira algumas das opções.
Muvuca
A programação do Mês da Consciência Negra em Nova Friburgo conta com uma série de eventos que celebram a cultura afro-brasileira e africana, tendo como destaque a “Muvuca, a Festa das Origens”. A abertura ocorre na Praça das Colônias com a Exposição Ori, seguida por uma feira de afroempreendedores que reúne artesãs locais e suas criações inspiradas no legado africano. O festival também conta com apresentações de dança afro-brasileira, rodas de capoeira, oficinas de tranças e carimbó, além de shows, como o da Big Black Band e Zezé Motta, no Teatro Municipal.
Outro evento importante é o Prêmio Consciência Negra 2024 – Troféu Zumbi dos Palmares, que acontecerá na Câmara Municipal, valorizando a luta e resiliência da comunidade negra. O encerramento do mês celebra a ancestralidade com a abertura da exposição “Ancestralidade Feminina – Culturas Originárias e Tecnologias do Fluir”, que explora a força da mulher negra através de retratos e elementos tradicionais. Toda a programação é resultado da parceria entre a Secretaria de Cultura, Ysun-okê Centro Cultural Afro-Brasileiro, Ascofri e patrocinadores como Energisa, promovendo encontros culturais que reforçam a importância da identidade afro-brasileira.
Cinema Presente
O projeto Cinema Presente na Praça, promovido pelo Coletivo Kalundú e aprovado pela Lei Paulo Gustavo, realiza sessões gratuitas de cinema ao ar livre em Cosme Velho e São Gonçalo, no Rio de Janeiro, entre os dias 7 e 10 de novembro. O evento inclui exibições do filme “Nosso Sonho”, que conta a história de Claudinho e Buchecha, além de oficinas audiovisuais voltadas para alunos de escolas públicas, promovendo inclusão e fortalecimento cultural. Com estrutura de alta tecnologia, o projeto oferece tradução em Libras e acessibilidade, proporcionando uma experiência imersiva e acolhedora para o público.
Festival gratuito na São Clemente
O Festival Povo de Pemba acontece no próximo domingo, 10 de novembro, na GRES São Clemente (Av. Presidente Vargas, 3102), promovido pelo Coletivo Kalundú como parte do Congresso da Juventude de Terreiro. Com entrada gratuita, o evento reúne líderes e artistas das tradições de terreiro em uma programação que inclui competição de curimbas, apresentação da peça “Menina Mojubá”, a Feira Luandê com expositores afrocentrados e o prêmio Tata Tancredo, que homenageia jovens na luta contra o racismo religioso. Ainda por cima, encerramento com o Samba da Gamela. É só alegria!
Últimos dias da FLIM em Maricá
A Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM) segue cheia de eventos gratuitos. Meu destaque fica para o domingo, 10 de novembro. As atividades começam às 9h30 com o “Show Violúdico” na Flimzinha, seguido às 14h30 pelo espetáculo “Ih, Contei!”. Às 15h, o “Papo de Boteco” recebe Walter Casagrande para uma conversa descontraída. Na Arena, às 17h, ocorre a roda de conversa “Literatura nas páginas e nas telas”, com a participação de Conceição Evaristo, MV Bill e Estevão Ribeiro, mediada por Sônia Rodrigues. O encerramento musical fica com Geraldo Azevedo, no palco principal às 20h.
Funk e a cultura periférica na Fundição
O projeto Favelinha na Estrada, criado pelo artista mineiro Kdu dos Anjos, chega ao Rio de Janeiro com duas atrações para celebrar o funk e a cultura periférica. No sábado, 16 de novembro, às 19h, a Cia Favelinha apresenta o espetáculo “Brinco de Ouro” no Teatro Dulcina (Rua Alcindo Guanabara, 17 – Centro), com ingressos a R$10. Já no domingo, 17 de novembro, às 14h, o EstudeoFunk na Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24 – Centro) recebe a “Disputa Nervosa”, batalha de dança funk aberta ao público e com entrada gratuita. As inscrições para participar estão disponíveis nos perfis oficiais Lá da Favelinha e Disputa Nervosa.
Fado no Rio
O Festival Fado 2024 chega ao Rio de Janeiro em homenagem aos 50 anos da Revolução dos Cravos, com shows de António Zambujo e Raquel Tavares no Vivo Rio (Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo), dia 23 de novembro, às 21h. Celebrando a cultura portuguesa com o tema “O Fado e a Liberdade”, o evento inclui uma programação diversa, com exibição do filme “O Cônsul de Bordéus” e a conferência “O Fado e a Liberdade” no Real Gabinete Português de Leitura (Rua Luís de Camões, 30, Centro) no dia 22. Antes do show no Vivo Rio, será inaugurada a exposição “O Fado e a Liberdade”, explorando a história e o espírito do fado, patrimônio imaterial de Portugal.