Na lista dos 10 bairros mais populosos do Rio, Santa Cruz e Guaratiba não têm salas de cinema

Barra e Zona Sul são as regiões com mais cinemas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto meramente ilustrativa | Sala de cinema no Rio de Janeiro - Foto: Reprodução/Internet

De acordo com pesquisa do Sebrae, Santa Cruz, terceiro bairro mais populoso da cidade do Rio de Janeiro tem 217.333 habitantes. Guaratiba, décimo da lista de mais populosos tem 110.049 moradores. O que os dois têm em comum além de abrigarem tanta gente? A falta de salas de cinema. Dados do último levantamento da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), de 2019, mostram que não há cinemas nas regiões.

Por outro lado, as áreas a cidade com mais salas de cinema são Barra e Zona Sul, segundo o mesmo levantamento da ANCINE. A Tijuca vem em terceiro lugar.

Na Barra, são 50 salas de cinema, totalizando 1,66, salas para cada 10 mil habitantes. Por isso está em primeiro na lista. Na Zona Sul – correspondendo a 18 bairros – são 67 cinemas, mas muito mais moradores.

“Cinema seja de rua ou de shopping virou um privilégio. Enquanto bairros tem inúmeras salas outras regiões inteiras da cidade do Rio de Janeiro não possuem um assento sequer. Para assistir um filme como moradores de Ramos, temos sempre nos deslocar uma longa distância no Rio”, afirma o geógrafo Hugo Costa, ativista contra a desigualdade geográfica na Cidade do Rio.

Advertisement
WhatsApp Image 2023 05 20 at 10.02.47 Na lista dos 10 bairros mais populosos do Rio, Santa Cruz e Guaratiba não têm salas de cinema

Ramos, citado por Hugo, e Penha não estão na lista dos 10 mais populosos do Rio de Janeiro. No entanto, são bairros de extrema importância econômica e social para as regiões onde se encontram.

“É muito ruim não termos opções de lazer, como cinemas, perto de onde vivemos. Ter que se descolar muito para uma atividade prazerosa como ver um filme afasta as pessoas da cultura”, pontua Fernanda Motta, moradora de Guaratiba.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Na lista dos 10 bairros mais populosos do Rio, Santa Cruz e Guaratiba não têm salas de cinema
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Na lista dos 10 bairros mais populosos do Rio, Santa Cruz e Guaratiba não têm salas de cinema
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui