Santa Teresa em Alta: Parque das Ruínas se consolida como o espaço cultural mais visitado do Rio

Segundo dados da Secretaria Municipal de Cultura, entre janeiro e março deste ano, mais de 108 mil pessoas passaram pelo local

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Entre os espaços culturais do Rio, o Parque Glória Maria, anteriormente conhecido como Parque das Ruínas, em Santa Teresa, desponta como o mais visitado da rede municipal neste ano. Segundo dados da Secretaria Municipal de Cultura, entre janeiro e março deste ano, mais de 108 mil pessoas passaram pelo local. Logo em seguida, com uma grande folga, temos o Centro de Artes Calouste Gulbenkian, no Centro (41,3 mil) e Centro Coreográfico, na Tijuca (13,4 mil).

Localizado em um dos bairros mais charmosos e históricos do Rio, o parque tem atraído não apenas cariocas, mas também turistas devido à sua rica oferta cultural e à vista panorâmica privilegiada que oferece para parte do Centro e Zona Sul da cidade. O acesso gratuito e a facilidade de locomoção, tanto de carro quanto a pé, contribuem para sua popularidade.

Além de ser um ponto turístico consolidado, o Parque Glória Maria tem se transformado em um verdadeiro hub de negócios e atividades criativas. Desde o ano passado, tem sediado feiras que atraem milhares de empreendedores, fomentando um ambiente dinâmico e propício para a cultura, capital intelectual e inovação.

Advertisement

As origens históricas do parque voltam ao Palacete Murtinho Nobre, construído entre 1898 e 1902, e que foi residência de Laurinda Santos Lobo, figura emblemática da sociedade carioca da época. Conhecida como “a marechala da elegância”, Laurinda promovia encontros de intelectuais e artistas no palacete, cujas ruínas foram revitalizadas de maneira premiada pelos arquitetos Ernani Freire e Sonia Lopes, preservando a estrutura original enquanto agregavam elementos contemporâneos.

O processo de restauro e impermeabilização das ruínas foi cuidadoso e, em 1997, o Parque das Ruínas foi inaugurado, se tornando um ícone cultural e arquitetônico da cidade. Recentemente, em uma homenagem, o espaço foi renomeado para Parque Glória Maria em 20 de julho de 2023

Santa Teresa é pop!

bonde santa teresa divulgacao 3099914562 1531759771486 2 Santa Teresa em Alta: Parque das Ruínas se consolida como o espaço cultural mais visitado do Rio

O bairro está em festa e com razões de sobra para celebrar o aumento significativo na movimentação. O Bonde de Santa Teresa bateu recorde de visitantes, superando os números dos últimos cinco anos. Em junho, foram mais de 2 mil embarques por dia. O aumento significativo na utilização dos bondes coincide com as obras de revitalização em andamento, projetadas para modernizar todo o sistema. 

Para completar, o bairro tem sediado o Festival de Inverno, que oferece uma rica programação gastronômica e cultural nos seus bares e restaurantes. Além disso, novos estabelecimentos estão prestes a abrir suas portas na região. Um exemplo é o Bar do Arnaudo, que foi arrematado em um leilão. O estabelecimento que se destacava como um verdadeiro templo da culinária nordestina, localizado na Rua Almirante Alexandrino, 316, vai virar um Bar/Café ainda sem data de inauguração.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Santa Teresa em Alta: Parque das Ruínas se consolida como o espaço cultural mais visitado do Rio
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui