Caminhar, correr ou pedalar na Praia das Conchas, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, pode representar atividades de risco, graças aos ataques de cachorros de rua que circulam pela redondeza. O último incidente ocorreu, na semana passada, quando um policial militar andava de bicicleta pela praia.
O problema, que já é antigo, se agravou quando vários quiosques foram retirados da orla por determinação judicial. Muitos animais simplesmente ficaram entregues à própria sorte por seus tutores. Alguns deles foram resgatados e encaminhados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente a canis públicos. Outros, no entanto, continuaram abandonados e passando privações.
“Meu marido já foi atacado três vezes. Tem um catador de latinhas que anda com dois cães bravos. Um deles atacou um rapaz que pedalava nas Conchas na semana passada. Cachorro é proibido na praia, alguém precisa tomar uma providência”, disse Marluci Rabello à reportagem da rádio Tupi.
A legislação estadual proíbe a presença de cães nas praias e em parques de proteção integral. Muitos tutores de animais, entretanto, desconsideram a lei e passeiam com seus cachorros soltos por esses locais. A falta de fiscalização e o relaxamento dela tornam a situação ainda pior.
A rádio Tupi entrou em contato com o Instituto Nacional do Ambiente (Inea), mas não teve resposta.
As informações e a imagem são da rádio Tupi.