Na Provinha – Botafogo se consolida como polo gastronômico

Chef Alexandre Henriques saiu do Henriqueta e foca no Gruta do Fado, Empório Jardim abre dia 25 na Casa Firjan, Alain Ingles remodela carta de vinhos do Lilia Café, jantar a quatro mãos no Copacabana Palace e Arpo Gin ganha prêmio internacional

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Paulo Vitor - Na provinha

Vem coisa boa

A passagem do chef Alexandre Henriques pelo Leblon foi meteórica e já deixa saudades. Menos de um ano depois de inaugurar o Henriqueta, Alexandre deixou de fazer parte do restaurante para se dedicar exclusivamente ao Gruta do Fado, convidado pelo Grupo BFW, e ao Gruta de Santo Antônio, seu famoso restaurante em Niterói. Inquieto, ele faz segredo e avisa que vem mais novidades por aí. Aguardemos.

Carioca premiado

Lançado apenas há quatro meses, o Arpo Gin ganhou seu primeiro prêmio internacional. O destilado artesanal carioca conquistou a medalha de prata no ranking geral da London Spirits Competition 2023, realizado em Londres.

Advertisement

Efervescência

Botafogo se consolida cada vez mais como o polo gastronômico mais descolado e diversificado da cidade. Que agrada a todos os paladares e todos os bolsos. O bairro acaba de receber o Da Roberta, da chef Roberta Sudbrack. Fica num casarão que funcionou por muitos anos a famosa loja Casa do Montanhista, na Rua Mena Barreto.

Se liga

E tem prevista a abertura da nova unidade do Càm O’n Thai Food, da chef Ana Carolina Garcia, e as chegadas do também asiático Casa Ueda, do chef Eric Ueda, da padaria Artesanos Bakery e do restaurante Siri, que ocupará a casa que abrigou o saudoso Le Terroir.

Floriu

E já tem data de inauguração do Empório Jardim que se instalará na Casa Firjan. O mais famoso café da manhã do Rio abre para o público no próximo dia 25.

Com arte

Está quase tudo pronto para a abertura do Elena, restaurante que o chef Itamar Araújo abrirá no Horto. A casa contará com carta de drinques criada pelo mixologista Alex Mesquita e projeções de Batman Zavareze, que fez trabalho semelhante no projeto Mesa do Lado, de Claude Troisgros.

Encontro de chefs

No dia 28 de abril, o restaurante Pérgula, do Copacabana Palace, realizará mais uma edição do ‘Wine Dinner’. O chef da casa, João Melo, convida o chef Caio Soter, do restaurante mineiro Pacato, em Belo Horizonte, para elaborar um menu especial a quatro mãos.

Novas cartas

O Lilia Café, no CCBB, está remodelando a sua carta de vinhos. Para esse trabalho a casa chamou o sommelier Alain Ingles, que vai atualizar as opções de rótulos para harmonizarem com o menu da criativa chef Vivi Almeida. Alain também fará a nova carta de outras casas do grupo, como o restaurante Lilia, na Rua do Senado, e do Labuta Mar, que abrirá na Glória ainda neste semestre.

Novidade em Copa

Ex-maquiadora de áudio-visual, Manu Monteiro largou a profissão e abriu o pequeno Cotí, em Copacabana. Hoje chef, ela oferece na hora do almoço pratos inspirados em receitas de família com influências da cozinha asiática, como currys, saladas e etc. São comidinhas do cotidiano que levam o seu toque especial.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Na Provinha - Botafogo se consolida como polo gastronômico
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui