Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, no dia 8, a Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEMESQV), realizará uma série de atividades destinadas às mulheres 60+. As mulheres são o público dominante nos projetos da secretaria.
De acordo com a Prefeitura, o projeto Vida Ativa conta com a adesão de mais de 18 mil alunas, com 40 anos ou mais, praticando atividades físicas. As Casas de Convivência são frequentadas por 2.939 mulheres, e os projetos de transferência da renda têm 513 mulheres atendidas.
Na última segunda-feira (6), a SEMESQV possibilitou que 30 mulheres visitassem o AquaRio, o maior da América Latina. Nesta terça-feira (7), mais 30 mulheres, com 60 anos ou mais, visitaram o Bioparque, no Parque da Quinta da Boa Vista, Zona Norte da cidade.
A atração desta quarta-feira (8) será a visitação à exposição “Mulheres que Mudaram 200 Anos”, na Caixa Cultural. A mostra retrata o papel das mulheres no processo da Independência do Brasil, bem como na sustentação e consolidação do movimento.
O titular da pasta, Junior da Lucinha, ressalta que as mulheres, por causas diversas, têm uma adesão maior aos projetos da Prefeitura. Daí, a importância de homenageá-las.
“É fato que o número de mulheres em nossos projetos é muito maior do que o de homens. Elas se preocupam mais com a saúde, elas buscam o bem-estar. E nada mais justo que homenageá-las garantindo o direito à cidade. Vamos presenteá-las com vários passeios”, afirma o secretário.
A semana da mulher terá encerramento, na sexta-feira (10), no Corredor Cultural do Ministério Público do Rio, com visitação à mostra “Incomensurável Paixão”, com foco na valorização, defesa da liberdade e integridade feminina. As mulheres integrantes do projeto Agente Experiente contarão com a mediação da curadora e artista plástica Isabela Francisco.
As informações são da rádio Tupi.