Em Nova Sepetiba, na Zona Oeste do Rio, um carroceiro foi filmado por vizinhos batendo nas costas de um cavalo com uma enxada. Identificado, como Roberto, de 51 anos, o homem foi preso por agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e levado para a 43ª DP (Guaratiba), nesta quinta-feira (13). Depois de ser ouvido, o carroceiro foi liberado. Roberto responderá pelo crime de maus-tratos aos animais.
No vídeo gravado por vizinhos, Roberto corre na direção do cavalo, de sua propriedade, e disfere golpes contra o animal, que não reage. Uma mulher pergunta ao carroceiro o motivo de tamanha brutalidade, e ele diz que o cavalo havia esbarrado e quebrado um vaso sanitário que seria vendido por ele.
Os policiais DPMA levantaram informações de que o animal era usado para tração, o que proibido por lei estadual. Os agentes também receberam informações de que Roberto ainda seria dono de outros dois cavalos, também usados para carregar entulho. Ele perdeu a tutela dos três animais, que foram levados para uma ONG. O cavalo que apanhou, segundo a polícia, estava muito debilitado.
O presidente da Comissão de Defesa dos Animais da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (CMRJ), Luiz Ramos Filho (PSD), recebeu a denúncia e acionou Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e Vigilância Sanitária (DPMA).
“Não consigo entender como um ‘ser humano’ é capaz de tamanha maldade. Espancar um cavalo com golpes de enxada e ainda achar que está certo. Há não! Isso não pode acontecer! Maus-tratos é crime e a pena é de 2 a 5 anos”, compartilhou Luiz Carlos Ramos, em uma rede social, acrescentando que o emprego de animais em atividades de tração é crime.
“O vídeo é muito cruel, de muita covardia. Assim que o recebemos, acionamos a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. O cavalo não só foi agredido, como também era usado de forma errada, já que a tração animal é proibida no Estado”, finalizou o vereador.
Com informações dos jornais O DIA e O Globo.
Odeo carroceiro que mal tratada animal