Não teve rock? Mais da metade das atrações principais do Rock in Rio 2022 foram do estilo que dá nome ao festival

Das 28 atrações do Palco Mundo, 16 eram ligadas ao rock, além de várias outras que tocaram em palcos secundários

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Show do Green Day no Rock in Rio 2022 - Foto: Greg Schneider

Passada a euforia após o encerramento do Rock in Rio, ocorrido no último domingo (11/09), a edição 2022 do festival certamente marcou a consolidação do mesmo como um evento eclético, para fãs de música de variados estilos.

E justamente essa pluralidade é vorazmente criticada por fãs mais conservadores, que se prendem ao nome literal do festival e não aceitam a diversidade musical implementada desde 2011, quando foi retomado após 10 anos de ausência e recebeu, na ocasião, nomes como Rihanna, Katy Perry, Kesha e Claudia Leitte.

No entanto, é verdade que ”não há rock no Rock in Rio”, como muitos insistem em dizer? Na opinião do DIÁRIO DO RIO, não! Vamos lá…

Falando especificamente sobre a edição 2022, das quase 30 atrações consideradas as principais, mais da metade têm relação com o gênero. A começar pela abertura (02/09), o chamado ”dia do metal” recebeu Iron Maiden, Dream Theater, Gojira e Sepultura, uma verdadeira ”catarse” para os rockeiros mais fervorosos.

Advertisement

Além dessa data, outras três foram dedicadas ao rock n’ roll, cada uma voltada a um subgênero do estilo. No dia 08/09, mesclando principalmente hard rock e hardcore, foi a vez de Guns N’ Roses, Maneskin, The Offspring e CPM 22, enquanto que, em 09/09, o punk rock e o pop punk se uniram recebendo nomes como Green Day, Fall Out Boy, Billy Idol e Capital Inicial.

Já em 10/09, embora mesclado com pop e MPB, houve espaço para o rock alternativo e indie de Coldplay, principal atração do dia, e Bastille. Situação similar já havia acontecido seis dias antes, em 04/09, quando o headliner era Justin Bieber mas a abertura ficou por conta do popular funk rock do Jota Quest e de Demi Lovato, que, originalmente cantora de pop, fez um show completamente rockeiro no festival.

Isso sem contar outras famosas atrações que se apresentaram em palcos secundários da Cidade do Rock, como Avril Lavigne (ela mesma!), Bullet For My Valentine e Living Colour (Sunset); Ratos de Porão, Supercombo e Cali (Supernova); e Dead Fish, Fresno e Terno Rei (Arena Itaú).

É bem verdade que diversos artistas de outros estilos fizeram apresentações excelentes no Rock in Rio, como Dua Lipa, Post Malone, Camila Cabello, Jessie J, Ivete Sangalo, Ludmilla, Maria Rita, Luísa Sonza, Buchecha e Ferrugem, entre outros. Mas reclamar que não tem rock não dá, né?! 😉

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Não teve rock? Mais da metade das atrações principais do Rock in Rio 2022 foram do estilo que dá nome ao festival
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui