Se você pratica atividades físicas, saiba que a alimentação pode ser uma grande aliada. Ela pode tanto ajudar como atrapalhar o seu rendimento. Vamos entender melhor ao longo do texto.
Qual a relação entre uma boa alimentação e atividade física?
Seja você um atleta de competição, um atleta de fim de semana, ou um praticante diário dedicado, a base para melhorar o desempenho é uma dieta nutricionalmente adequada.
Manter uma alimentação equilibrada ajuda a fornecer a energia necessária para terminar uma corrida, ou apenas desfrutar de um esporte ou atividade casual. É mais provável que você esteja cansado e tenha um desempenho ruim durante os esportes quando não recebe o suficiente:
- Calorias
- Carboidratos
- Fluidos
- Ferro, vitaminas e outros minerais
- Proteína
Por isso, é essencial consumir os nutrientes adequados.
O que uma dieta ideal deve ter?
Primeiramente, é necessário saber que a dieta ideal varia de acordo com cada indivíduo e tudo dependerá de algumas de suas características e da atividade que pratica, bem como sua regularidade.
Geralmente, uma dieta básica de treinamento deve ser suficiente para:
- Fornecer energia e nutrientes suficientes para atender às demandas de treinamento e exercício.
- Melhorar a adaptação e recuperação entre as sessões de treinamento.
- Incluir uma grande variedade de alimentos, como pães e cereais integrais, vegetais (principalmente variedades de folhas verdes), frutas, carne magra e laticínios com baixo teor de gordura para melhorar os hábitos e comportamentos nutricionais de longo prazo.
- Permitir que a pessoa atinja o peso corporal ideal e os níveis de gordura corporal para o desempenho.
- Fornecer líquidos adequados para garantir a hidratação máxima antes, durante e após o exercício.
- Promover saúde a curto e longo prazo.
Qual o papel do carboidrato para o desempenho dos treinos?
Durante a digestão, todos os carboidratos são decompostos em açúcar (glicose) – principal fonte de energia do corpo. A glicose, por sua vez, pode ser convertida em glicogênio e armazenada no fígado e no tecido muscular.
Assim, pode ser usada como uma fonte de energia chave durante o exercício para alimentar o tecido muscular em exercício e outros sistemas do corpo. Se o carboidrato na dieta for restrito, a capacidade de uma pessoa de se exercitar é comprometida porque não há glicogênio suficiente armazenado para alimentar o corpo, o que pode resultar até mesmo na perda de tecido protéico (músculo), aumentando o risco de infecções e doenças.
Qual o papel da proteína no desempenho dos treinos?
A proteína é uma parte importante de uma dieta de treino e desempenha um papel fundamental na recuperação e reparação pós-exercício.
Qual a importância da hidratação adequada para atividade física?
A desidratação pode prejudicar o desempenho atlético e, em casos extremos, pode levar ao colapso e até à morte. Beber bastante líquido antes, durante e após o exercício é muito importante.
Não espere até sentir sede. A ingestão de líquidos é particularmente importante para eventos com duração superior a 60 minutos, de alta intensidade, ou em condições quentes.
Para concluir…
- Uma boa nutrição pode melhorar o desempenho esportivo.
- Uma dieta bem planejada e nutritiva deve atender a maioria das necessidades de vitaminas e minerais e fornecer proteína suficiente para promover o crescimento e o reparo muscular.
- A água é uma ótima opção de fluido para atletas para ajudar no desempenho e prevenir a desidratação.
Referências:
Open Access J Sports Med. 2015; 6: 259–267.
Published online 2015 Aug 11. doi: 10.2147/OAJSM.S33605
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4540168/
Bom dia Dra Nathalia, sou seu cliente e estou tratando diabetes. Gostaria de saber se posso usar datada doce pois estou em treinamento físico. Abraço.