Turistas que visitam Praia Grande, em Arraial do Cabo, podem encontrar algo diferente na parte rasa do mar. A apenas 1,5 metro de profundidade, é possível chegar à carcaça de um navio que encalhou na areia há mais de 100 anos, deixando uma marca que permanece até os dias atuais nas águas da cidade fluminense. Segundo as informações, divulgadas pelo “Uol”, a embarcação de carga, chamada Imbetiba, partiu da capital do estado em 10 de setembro de 1881, com destino ao porto de Macaé (RJ), que também levava o mesmo nome. No entanto, um denso nevoeiro obrigou o navio a navegar “às cegas” na região e ele acabou encalhando.
A tripulação até tentou desatolar a embarcação, mas ela encalhou novamente pouco depois de ser removida do lugar. Apesar da emergência, todos os 14 tripulantes conseguiram chegar em segurança à praia mais próxima, localizada a cerca de 2 km do naufrágio.
Desde então, os destroços do Imbetiba se tornaram um atrativo de Arraial do Cabo. Naufragado na Praia Grande em 1822, o famoso navio é agora explorado por curiosos e aventureiros em mergulhos. A estrutura do naufrágio forma uma sombra fiel ao formato original, o que tem chamado a atenção nas redes sociais.
Para os turistas interessados em se aproximar dos destroços, é possível contratar um serviço de snorkel, conforme informações da prefeitura. A atividade não é considerada de alto risco, sendo o maior perigo representado pelas moréias escondidas entre os destroços. Entretanto, é importante lembrar que a visibilidade da embarcação pode variar de acordo com a maré.