Navio Português que reedita primeira volta ao mundo da história passará pelo Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Navio-Escola Sagres Foto: Marinha Portuguesa

O navio-escola Sagres, principal embarcação de treinamento de cadetes da Marinha Portuguesa, está chegando ao Rio de Janeiro. A embarcação, que passará pela cidade de 10 a 15 de fevereiro, está repetindo a odisseia do navegador português Fernão de Magalhães, que fez a primeira viagem de circum-navegação do mundo, iniciada em 1519 e concluída em 1522. Essa viagem serviu para a validação do conhecimento científico da época e demonstrou que a Terra, tal como hoje a conhecemos, era redonda.

O Navio, construído em 1937 em Hamburgo com 89,5 metros de comprimento, partiu de Lisboa no dia 05 de janeiro, passou por Tenerife (Espanha), Praia (Cabo Verde) e chegará ao Rio de Janeiro (Brasil) nesta segunda-feira (10/02). Ao todo, a Sagres viajará por 371 dias, passando em Tóquio, onde será a “Casa de Portugal” durante o período inicial dos Jogos Olímpicos, e participando das comemorações dos 500 anos da Descoberta do Estreito de Magalhães em Punta Arenas, no Chile.

Na sua escala na Cidade do Rio de Janeiro, o navio-escola ficará ancorado no Cais Armazém 7 (próximo do AquaRio), com uma intensa programação. No dia 10, celebrando a sua chegada, haverá um ato oficial com Ministro da Defesa de Portugal João Gomes Cravinho, em evento fechado. Já nos dias 11 (das 10h às 12h e das 14 às 18h), 12 (das 10h às 12h e das 14h às 16h) e 14 de fevereiro (das 10h às 12h e das 14h às 18h) o navio-escola Sagres estará aberto ao público. Nestes horários, integrantes da Marinha Portuguesa estarão disponíveis para responder a perguntas dos visitantes.

Na quarta-feira, dia 12/02, também haverá uma cerimônia da Câmara de Oeiras. Já na quinta-feira, dia 13, a Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR), com uma notável tripulação, irá apresentar a iniciativa “Meetings from Douro” na qual promoverá, durante um exclusivo jantar a bordo, os vinhos, turismo e a cultura da região, além de buscar captar novos negócios para o Douro e Trás-os-Montes.

Advertisement

Na ação “Meetings from Douro” estarão a bordo do navio-escola Sagres operadores turísticos e agentes de viagem, assim como formadores de opinião pertencentes às áreas do turismo e enogastronomia, empresários, importadores e gestores dos departamentos de Alimentos e Bebidas (A&B) dos principais hotéis e restaurantes do Rio de Janeiro e Niterói, que serão convidados a conhecer os produtos e ofertas turísticas da região.

Os convidados terão acesso às informações sobre produtos de quase 160 empresas transmontanas e durienses, desde experiências de viagens, sabores no território ou dados mais institucionais sobre os diferentes municípios. A iniciativa tem como objetivo desenvolver ações que valorizem a Portugalidade, sua história e seu papel no Mundo, a fim de reforçar laços entre os dois países.

Serviço:
Visitação ao Navio-Escola Sagres
Aberto ao público
Entrada gratuita. Sujeito à lotação

Dias e Horários
11 de fevereiro, das 10h às 12h e das 14h às 18h
12 de fevereiro, das 10h às 12h e das 14h às 16h
14 de fevereiro, das 10h às 12h e das 14h às 18h

Local:
Cais Armazém 7 (próximo do AquaRio)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Navio Português que reedita primeira volta ao mundo da história passará pelo Rio
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Navio Português que reedita primeira volta ao mundo da história passará pelo Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui