O PT do Rio de Janeiro flertava entre uma candidatura própria ou um improvável apoio a Marcelo Freixo (PSol) nas eleições para prefeito do Rio em 2016. Mas parece que nem um, nem outro, deve acontecer, de acordo com o jornal O DIA o PT deve apoiar a candidatura de Pedro Paulo Carvalho (PMDB), candidato do coração de Eduardo Paes, a prefeito do Rio. Isso também praticamente sepulta as chances de Leonardo Picciani (PMDB) ser o candidato do partido.
Aparentemente o PT vai fazer o acordo desde que Pedro Paulo aceite cumprir o documento com “13 propostas para um Rio popular, democrático e solidário”. A ideia é que o partido deixe apenas de ter cargos, mas possa participar de um projeto popular e de esquerda para cidade. Ou seja, o PT quer apenas cargos.
O partido se distanciou do PMDB carioca desde 2014 quando Lindbergh Farias (PT) insistiu em ser candidato a governador contra Pezão (PMDB) fazendo vários ataques ao partido.
Assim a candidatura de Pedro Paulo vai caminhando para ser única. Além do PT, PSDB e DEM conversam para apoiar o candidato de Paes. O partido também está atrás de Crivella (PRB), Romário (PSB) e, pelos boatos, até de Clarissa Garotinho (PR), mas esta duvido muito que se alie a Paes.
Mas caminhando assim a eleição de 2016 terá apenas como candidatos Pedro Paulo e Marcelo Freixo, o que é altamente prejudicial ao candidato socialista já que será uma eleição a ser decidida no 1º turno, quando o PMDB terá um feudo de tempo de Tv e o PSol caminhará, provavelmente, sozinho, com alguns segundos. Somando que as eleições municipais serão logo após as Olimpíadas, bem, não será uma eleição e sim uma aclamação.