A Nerd City está prestes a se tornar um dos maiores eventos de cultura pop do Brasil. A primeira edição acontece de 17 a 20 de outubro no Riocentro, no Rio de Janeiro. Inspirado em convenções como a San Diego Comic-Con, nos Estados Unidos, e a CCXP, em São Paulo, o evento promete entregar uma experiência única para fãs de todas as idades. Com uma área de 38 mil metros quadrados e uma expectativa de atrair 150 mil visitantes, a Nerd City já nasce com o potencial de ser um marco no cenário cultural da cidade.
A princípio, a assim chamada cultura pop, que já era um fenômeno global, tem crescido exponencialmente nos últimos anos, rompendo as barreiras do nicho geek e alcançando um público cada vez mais diverso. Filmes, séries, jogos, quadrinhos e outras formas de entretenimento viraram parte fundamental da vida cotidiana, influenciando moda, comportamento e até mesmo a economia criativa. Nesse contexto, acontecimentos como a Nerd City não apenas celebram essa cultura, mas também a expandem, proporcionando um espaço para que as pessoas se conectem presencialmente e compartilhem suas paixões.
A Nerd City pode representar um marco significativo para a cidade, que se consolida como um novo epicentro da cultura pop no Brasil. A programação inclui cinema, TV, HQs, e-Sports, games, cosplay, RPG, board games, literatura, tecnologia e muito mais. São mais de 200 horas de atividades planejadas para encantar tanto os nerds veteranos como nos novos geeks e afins, bem como os iniciantes.
Programação da Nerd City
O line-up de atrações traz grandes nomes do cenário internacional e nacional. Um dos maiores destaques é, indubitavelmente, o norte-americano Kevin Smith, um dos maiores ícones do mundo dos quadrinhos e cinema. Ele estourou em 1994 com o filme independente “O Balconista” (Clerks), onde iniciou seu próprio universo. Em seguida veio “Barrados no Shopping” (Mallrats), em 1995, “Procura-se Amy’ (Chasing Amy, 1997) e “Dogma” (1999). Suas obras frequentemente abordam temas de cultura pop, religião e amizade com bastante humor e sarcasmo. Além de seu trabalho no cinema, Smith é podcaster e autor de quadrinhos, escreveu histórias para personagens da Marvel e da DC Comics, como o Demolidor e o Arqueiro Verde. Ele também é conhecido por seu papel como Silent Bob, um divertido personagem que aparece em muitos de seus filmes.
Ademais, a cidade nerd terá a presença de Mark Rein-Hagen, criador do lendário RPG “Vampiro: A Máscara”. Eu mesmo, em especial no Ensino Médio na Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, joguei diversas vezes esse marcante RPG. Ainda por cima, DJ Elliot, conhecido mundialmente por suas performances em convenções geeks também está confirmado.
Considerado o maior cover de Michael Jackson do mundo, Rodrigo Teaser está na lista de convidados nacionais com seu espetáculo “Tributo ao Rei do Pop”. O evento também contará com a presença de Fernando Caruso, ator e humorista; Danilo Gentili, apresentador e comediante; Nizo Neto, ator e dublador; Xanda Dias, atriz e humorista; e Fran Briggs, influencer, streamer e quadrinista, entre outros.
Entre os pavilhões dedicados ao universo Nerd e Geek haverá a Gamer Arena, onde o público poderá acompanhar competições e shows, com vagas limitadas para participação. O Palco NerdCity será o centro de painéis e atrações, também com capacidade restrita. Além disso, a Área dos Artistas permitirá que os visitantes conheçam novas produções e interajam com artistas independentes. Para os amantes de cosplay, o exclusivo Camarim Cosplay será um ponto de encontro para se preparar para as competições, enquanto a Área de Criadores oferecerá a oportunidade de tirar fotos e conseguir autógrafos de diversos criadores de conteúdo. O evento ainda contará com uma variedade de lojas temáticas espalhadas pelos dois pavilhões e uma Praça de Alimentação Nerdcity para recarregar as energias entre uma atração e outra.
Referência Record
Pessoalmente, cresci participando de diversos eventos que aconteciam em locais como o Castelinho do Flamengo e Sesc Tijuca, como a saudosa Comicmania, que trazia quadrinistas nacionais e internacionais, além de trazer as novidades em uma época antes da internet. Havia lojas especializadas como a Gotham e a Gibimania. Sendo assim, sei bem como existe um antigo público saudoso e um mais novo, ávido, por eventos como o Nerd City.
Atualmente a grande referência no Brasil é a CCXP, da Omelete Company, a qual acontece em São Paulo anualmente. Inclusive, a CCXP23, em sua edição comemorativa de dez anos, alcançou um novo recorde de público, reunindo 287 mil pessoas ao longo de cinco dias de evento, entre 29 de novembro e 3 de dezembro. Esse número supera o recorde anterior de 280.371 frequentadores, estabelecido em 2022. Tive a chance de trabalhar no apoio à produção no ano passado, conferi o profissionalismo de perto e torço para que o Nerd City consiga seguir por um caminho similar, mas com o diferencial carioca. Os ingressos já estão à venda
Por fim, a Record Rio está confirmada como a emissora oficial do Nerd City. A partir de agosto, a emissora começará a divulgar em sua programação, além de realizar uma cobertura completa e ao vivo durante os dias do evento. Essa parceria estratégica vai aumentar ainda mais a visibilidade do evento, permitindo que tanto os moradores do Rio quanto o público de outras regiões possam acompanhar tudo o que vai acontecer no Riocentro.
Tem tudo pra dar certo porem começou errado, tendo a Record e Danilo Gentili. Bem que nerd ja perdeu totalmente o sentido de coisa boa.