Acontece nesta quarta-feira (27), a partir das 9h30, na Biblioteca Parque Estadual (BPE), no Centro do Rio, o primeiro Encontro das Artes, com o tema “Criação, Diversidade e Territórios”. O evento faz parte das comemorações do Dia Nacional do Circo, que é celebrado no dia 27 de março. Na programação estão previstas mesas de conversas, convidados especiais e apresentações artísticas voltadas à prática circense. A entrada é franca.
A secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, destacou que o encontro faz parte da estratégia da pasta de divulgação das atividades culturais desenvolvidas no Rio de Janeiro e do processo de formação de plateia – ação necessária para o estímulo aos artistas.
“Os encontros são oportunidades de compartilhamento de experiências e saberes entre diferentes artistas, agentes culturais e parceiros institucionais, em uma troca simultânea com o público. Essa é mais uma iniciativa da nossa gestão em prol da democratização da cultura, da ampliação do acesso, com base no processo de escuta que temos construído nos últimos anos”, disse Danielle Barros.
Em 2024, outros cinco encontros serão oferecidos pela Superintendência de Artes da Sececrj, com as seguintes temáticas: teatro, música, dança, artes visuais. O projeto pretende valorizar e dar visibilidade à pluralidade das criações artísticas de dez regiões fluminenses.
A Superintendente de Artes, Cristina de Pádula, ressaltou que a celebração do Dia Nacional do Circo é de grande importância para os artistas que atuam na arte milenar.
“São muitos os artistas e fazedores de cultura na área do circo. Neste dia 27 de março, vamos comemorar e homenagear alguns deles no Dia Nacional do Circo. Será uma oportunidade de estarmos juntos, gestores, artistas, produtores e o público, para estabelecermos trocas e reflexões sobre arte e cultura”, afirmou Cristina.
Programação
9h30 – Credenciamento
10h – Painel I: “O Circo na atualidade: contextos, territórios, projetos e desafios.”
– Convidados:
. Renato Rocha: diretor artístico de teatro e fundador do Núcleo de Artes Integradas
. Júnior Perin: empreendedor cultural, co-fundador e CEO do Circo Crescer e Viver e ex-secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro
. Richard Riguetti: palhaço, ator, gestor cultural, diretor artístico e fundador do grupo Off-Sina
. Luiz Frota: fundador e coordenador de planejamento do Instituto Unicirco
– Mediação: Cristina de Pádula: Superintendente de Artes da Sececrj
11h – Recepção das crianças com o Palhaço Fininho, representado pelo artista João Pedro Bernardo, cria da Baixada Fluminense e, atualmente, técnico do núcleo de eventos da Sececrj
11h30 – Oficina com apresentação artística do grupo Unicirco Acaps Dirce Galvão
12h – Intervalo
13h30 – Painel II: “Ensino e formação: caminhos, percursos e possibilidades do circo nos territórios.”
– Convidados:
. João Guerreiro: professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), onde coordena o Curso Técnico em Artes Circenses
. Letícia Lisboa: co-fundadora da Cia. Artística Sol sem Dó, produtora cultural, atriz, palhaça e ilustradora
. Luciana Belchior: coordenadora geral da Escola Nacional de Circo Luis Olimecha, da Funarte
. Luiz Frota: fundador e coordenador de planejamento do Instituto Unicirco
– Mediação: Cristina de Pádula: Superintendente de Artes da Sececrj
15h30 – Encerramento com apresentação do Palhaço Will Will das Candongas: representado pelo artista Wildson França, cria de Belford Roxo. É ator, palhaço, produtor cultural e empresário, CEO da produtora “Os 3 Marketeiros”, idealizador do espetáculo “Will Will conta Benjamin de Oliveira” e vencedor do prêmio Heloneida Studart 2022.
O evento acontece no Teatro Alcione Araújo, na Biblioteca Parque Estadual, localizada na Avenida Presidente Vargas, 1261.